Os títulos do Brasileirão e da Copa do Brasil mostraram que 2021 foi, decididamente, o ano do Atlético MG. Mesmo sendo eliminado pelo Palmeiras, nas semifinais da Libertadores da América, o time alcançou conquistas que renderam muitos milhões de reais aos seus cofres. É claro que nada aconteceu do dia para a noite. Tudo começou com o apoio financeiro proporcionado pelas parcerias com o empresariado, passando pela competência administrativa que soube valorizar a “marca” Atlético MG.
No início do projeto a contratação do renomado treinador argentino Jorge Sampaoli que levou o time a bons resultados, sem, no entanto, conquistar os títulos esperados. Apesar disso, há que se ressaltar as indicações de atletas feitas pelo comandante argentino. Jogadores que, somados aos que chegaram depois, contribuíram para transformar o time numa das maiores forças do continente Sul Americano. Tudo isso sob o comando do técnico Cuca, o mesmo de brilhantes trabalhos por outras equipes.
O treinador mostrou que, quando há planejamento, respaldo da diretoria e um bom elenco nas mãos, os resultados acontecem, ou seja, é algo que independe da nacionalidade de quem comanda. Assessorado por uma excelente comissão técnica, Cuca extraiu o melhor do elenco que mescla jogadores dos mais experientes aos mais jovens, passando por muitos gringos. Sim, isso mesmo, aos poucos o futebol brasileiro vai se reforçando com o talento de atletas de países vizinhos, e o Galo é uma grande prova disso.
Enfim, com as conquistas da temporada, o Atlético se juntou a administrações como as do Flamengo e do Palmeiras, e deu a receita para se atingir objetivos: um bom planejamento, um elenco de qualidade e um treinador que não inventa! É isso…