A retomada gradativa das atividades esportivas em Iguaba Grande já vem acontecendo.
Os finais de semana já estão sendo movimentados através de torneios e campeonatos pela cidade. A volta das atividades tem sido possível após o avanço da vacinação e os baixos números de casos registrados de Covid-19 no município.
Atualmente o município já realizou a aplicação da vacina em 88% da população, a partir dos 12 anos de idade, totalizando aproximadamente 21 mil pessoas com o ciclo vacinal completo.
Entre as atividades esportivas que já acontecem na cidade estão o Campeonato Municipal de Futebol Amador, o primeiro Torneio de Artes Marciais, aulas coletivas e individuais de Iatismo, zumba, judô, jiu-jitsu, taekwondo, além das atividades na academia popular e academia da saúde.
Neste sábado (30), aconteceu o encerramento do primeiro Torneio de Artes Marciais de Iguaba Grande, com a competição de Jiu-Jitsu. Atletas do Projeto Iguaba Ativa e de academias convidadas no Ginásio Poliesportivo Oswaldo Antunes Neves. A secretaria de Turismo, Esporte e Lazer estuda acrescentar a atividade no calendário anual de eventos da cidade.
Já aos domingos acontecem os jogos do campeonato amador de futebol, com jogos às 09h30 e 11h30, simultaneamente, nos campos do Rodolfão, América, Vila Nova e Arrastão, com 14 equipes da cidade divididas em dois grupos. A final está prevista para dezembro.
Além disso, as aulas em grupo já acontecem na cidade. Iatismo, zumba, judô, jiu-jitsu, taekwondo, e também atividades nas academias popular e da saúde. As inscrições de cada modalidade ofertada, acontecem de acordo com a disponibilidade de vagas e podem ser feitas nos dias e locais de cada atividade, sendo possível ainda, a realização de uma aula experimental.
“A prática de atividades esportivas traz uma melhor qualidade de vida da população, principalmente durante esse período pandêmico. Com o avanço da vacinação, o número de infectados diminuindo e a necessidade da população em fazer alguma atividade física, percebemos a possibilidade de uma retomada gradativa ao calendário de campeonatos e atividades esportivas da cidade, tendo como base os protocolos de medidas da secretaria de Saúde.” Reforçou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle.
Ainda em outubro, aproximadamente, 500 atletas estiveram na orla da praia dos Ubás para a segunda etapa VA’A Costa do Sol de canoas havaianas. Após o encerramento das competições já foram iniciadas as tratativas da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer com a equipe organizadora do circuito para elaboração da data da competição para o ano de 2022 e inclusão da modalidade no calendário anual de eventos da cidade.