O ator Paulo Costa nasceu e foi criado em Saquarema. Em 2010 começou a fazer Capoeira e Karatê, no Projeto Primeiro Passo, na mesma cidade. No projeto participou de algumas apresentações de dança, inclusive dois campeonatos de dança no Rio de Janeiro, onde o grupo ficou em primeiro lugar na categoria de dança folclore.
Em seguida Paulo começou também a fazer as aulas de Dança de Salão e acabou se apaixonando. Logo o talento para dança começou a despontar. Mas o jovem dançarino sentia a necessidade de trabalhar outras áreas da arte.
“Quando eu assisti a série “Glee”, foi então que minha “chave” virou, me encantei por ela, tinha atuação, canto e dança, e era isso que eu queria fazer pelo resto da minha”, explicou Paulo Costa, sobre a paixão pelos musicais no estilo da série americana “Glee”.
Em Saquarema participou da CIA Teatral Luz em Cena, onde realizou diversas apresentações teatrais pela Região dos Lagos, com peças infantis e adultas.
Para alcançar seus sonhos ele buscou cursos na área. Foi morar na capital e formou-se no “Nu Espaço”, Curso de Formação para Ator de Teatro, TV e Cinema, no Rio de Janeiro. Mesma escola onde talentos como Isis Valverde surgiu. Na conclusão do curso, atuou na peça “O Veredito Final”, baseada na premiada peça americana, “12 Homens e Uma Sentença”. A peça tinha duração de aproximadamente 1h e 40 minutos, e os atores ficavam nela todo o tempo sem se ausentar do palco nem 1 minuto.
Atualmente o ator estuda canto e violão, com o objetivo de se tornar um artista completo, buscando sempre evoluir e aprender.
“Eu sou ator e o meu grande sonho é viver da arte. Quando a arte está envolvida você tem que estar aberto a diferentes possibilidades”, ressaltou Paulo sobre a importância do estudo e aprimoramento na trajetória artística.
Paulo também escreve, tendo sido responsável por dois 2 poemas para o Documentário “Gamboa de Portos Abertos”, filmado na Gamboa, bairro permeado de diversas manifestações artísticas na região portuária do Rio.
Perguntado sobre a cultura na Região dos Lagos: “A cultura na região vem em crescente evolução, a pandemia deu uma desacelerada, onde eventos envolvendo o público foram suspensos, espero que no ano 2022 possamos voltar já com todos vacinados.” , explicou o ator sobre as expectativas nessa retomada dos eventos culturais.
@pauloconunes