A antiga Casa do Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos esta situada na Rua Bernardo Vasconcelos, próxima ao antigo colégio Araruama, hoje extinto. Foi construída em 1863, em estilo colonial português, é uma das poucas casas antigas que ainda existe em Araruama. Dr. Sylvio, como principal herdeiro da família, restaurou e manteve as características da construção inicial, com paredes em branco, portas e janelas azuis em homenagem a bandeira imperial portuguesa.
E como não falar do legado do Dr. Sylvio, que quase sempre está presente nas colunas que faço neste portal? E qual é a importância dessa Casa Velha?
Segundo Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos autor do livro Apontamentos sobre Araruama, que destina um capítulo a sua própria residência, foi construída por Antonio dos Santos Carvalho, que ergueu também uma outra casa destinada a um clube nos fundos, essa casa dos fundos mais tarde pertenceu a família Leão e depois transformou-se no Colégio Araruama. A filha mais velha de Antonio, Olímpia, casou-se com Bernardo José da Fonseca Vasconcelos, que herda de seu sogro a casa principal em questão.
Bernardo José de Fonseca Vasconcelos conhecido como Bernardo Vasconcelos, atou por mais de 50 anos como advogado, foi uma figura importante da Cidade de Araruama, reconhecido como tal, o Fórum de Araruama e a Rua onde morava, receberam seu nome como homenagem. Nessa Velha Casa nasceram seus filhos: Olímpia, Mário, João e Sílvia, podemos destacar, Mário, advogado; e João, médico; ambos atuando em Araruama e continuaram a militância política. Foi João que mantém a Velha Casa como único consultório médico do Município, sucedendo seus sobrinhos Rubens e Renato de Vasconcelos Lessa, colocando a casa como ‘centro de articulações’ políticas, e se você reconheceu algum desses nomes, não é atoa, os últimos citados foram também prefeitos da Cidade de Araruama.
A Casa posteriormente foi mantida e restaurada pelo seu neto Dr. Sylvio, que exerceu a profissão de seu avô, advogado por mais de 40 anos, o apaixonado por Araruama, seu livro na Apreciação de Geraldo de Beauclair: ‘Os Apontamentos ensinam a amar Araruama e a conservar seu Patrimônio cultural e a sua Riqueza natural’.
O Dr. Sylvio deixou seu livro e sua casa como legado Araruamense, ambos patrimônios que se complementam como uma janela – para olharmos o passado e não o presente, apesar de sua importância a Velha Casa ainda não recebeu um tombamento ou uma proteção para deixar a memória viva como monumento que já dura 159 anos; até quando ela resistirá não sabemos, mas espero que seu reconhecimento como Patrimônio ocorra em breve, antes que ela desapareça como aconteceu com a Morada Anália.
Deixo aqui a minha humilde homenagem ao Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos, destacando a imagem que ilustra este texto é do artista Clóvis Brasil, retrata através de um Sketch a beleza da Velha Casa, Casa da Família Vasconcellos.