Alunos da oficina de Capoeira do CRAS Balneário em São Pedro da Aldeia recebem graduação

Foi com muita alegria que os alunos da oficina de Capoeira do CRAS Carlota Pereira dos Santos, no bairro Balneário, receberam a sua graduação em São Pedro da Aldeia. A oficina é promovida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do equipamento. O evento foi realizado na Escola Mz. Paineiras e contou com a participação dos usuários do SCFV, familiares e convidados.

A ação é fruto de um trabalho em conjunto com a equipe técnica de referência e de facilitadores do CRAS, além da equipe de orientadoras sociais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O clima do evento foi de realização e de gratidão a todos os parceiros que contribuíram para esse acontecimento especial.

Fotos: Lívio Campos/SASDH PMSPA

A usuária sra. Rosenilda Antunes de Oliveira, conhecida como Dona Rose, de 59 anos, emocionada, falou de sua superação após problemas de saúde, participando das oficinas intergeracionais no CRAS. “Não tenho palavras para descrever esse dia. A sensação de vencer a primeira etapa de um grande desafio, sim, porque virão outras. Eu, uma pessoa reincidente em AVC e portadora de fibromialgia, iniciando na capoeira e vendo grande resultado em relação a minha saúde. Fica meu muito obrigada ao mestre Neguinho por acreditar que seria possível tudo isso, serei eternamente grata”, declarou.

Em uma festa voltada para a família, os usuários receberam as suas primeiras graduações na capoeira, que foram entregues por seus familiares, representados por pais, mães, tios, avós, entre outros.

Fotos: Lívio Campos/SASDH PMSPA

A capoeira, assim como a dança e a musicalização, é intergeracional e proporciona um espaço de trocas, conhecimento e respeito. Para a coordenadora do CRAS, Mírian Santana, o evento foi um grande marco para a comunidade. “O evento simboliza a realização de um trabalho de equipe e se reafirma a cada dia na transformação cultural, emocional e comportamental de nossos usuários”, comentou.

O facilitador Geraldo de Oliveira Terra, conhecido na Capoeira como Mestre Neguinho, ressaltou, emocionado, a importância do trabalho. “A importância da capoeira no serviço de convivência do CRAS Balneário, assim como em todos os equipamentos do nosso município é notória. A capoeira tem a proposta de agregar valores, como trazer mais disciplina, mais respeito, mais educação. Ela fortalece vínculos, trabalha a questão da coletividade, desenvolve as questões da psicomotricidade da criança, lateralidade e outras funções importantes para o desenvolvimento. Acredito que a capoeira possa desenvolver as potencialidades que cada indivíduo tem, fico grato e muito feliz por fazer parte de tudo isso”, afirmou.

Recentemente, a capoeira foi tombada como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) e pela UNESCO, que reconheceu a capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia