Evento gratuito acontece no dia 20 de abril, na Praça do Guta, na Praia do Forte
O coletivo Slam das Donas, primeira e única batalha de poesia exclusiva para mulheres e LGBTQIA+ da Região dos Lagos, reúne poesia, música e dança em uma roda cultural em Cabo Frio. O evento acontece no próximo sábado (20), a partir das 15h, na Praça do Guta, ao lado da pista de skate Allan Mesquita, em Cabo Frio.
A roda cultural tem como objetivo apresentar a cultura periférica através da poesia marginal, com artistas locais e convidados, em um espaço democrático de diversidade. Além da tradicional batalha de poesia, o encontro conta ainda com apresentações das Djs Nana Clara, Gazal e Malu, música com Sóclara, Zulu, Tory, Marijahna, Isabelle, Liw e Dih, performance com Aline Bracho e ainda danças urbanas com Ballet Atitude.
A Roda Cultural das Donas é voltada para o público em geral, com entrada gratuita. A primeira edição aconteceu em setembro de 2023 em São Pedro da Aldeia, e a ideia desta vez, é ocupar a rua, assim como já acontece com outros eventos de batalha de rima na cidade de Cabo Frio. “Queremos propor um encontro da cultura de rua somando com a poesia numa linda festa cultural inclusiva que dificilmente se vê acontecendo no município”, disse a organização do evento.
Sobre o Slam das Donas
O “Slam das Donas” é a primeira e única batalha de poesia exclusiva para mulheres e LGBTQIA+ da Região dos Lagos com prioridade de participação para pessoas negras e indígenas, num formato com acessibilidade para pessoas com deficiência.
“Slam” é uma batalha de poesia falada e a tradução tem o significado de uma “batida que chama atenção do público” somente com a voz e corpo ao recitar sua poesia, ou seja, a/o poeta deve apresentar uma poesia autoral de até 3 minutos para participar, sem o auxílio de objeto cênico. E funciona como um jogo ou um programa de auditório, pois existe um regulamento onde o júri que dá as notas para cada poesia, tem as fases eliminatórias e a uma premiação ao final. O Slam surgiu nos Estados Unidos como uma forma de atrair a juventude para participar de eventos mais emocionantes que os saraus de poesia elitizados e acadêmicos que existiam na época, num formato mais brincante onde os temas perpassam a realidade de cada poeta, num repertório de temas que pulsam na atualidade de seus cotidianos e geram identificação com a plateia.
“Donas” é uma homenagem a Dona Uia e Dona Rosa Geralda, mulheres negras que fizeram história da Região dos Lagos, por isso é importante o coletivo, apresentar as poesias em forma de homenagear figuras respeitadas através de uma celebração de arte e cultura, que atrai e hipnotiza o público que presta toda sua atenção e silêncio ao artista em palco, relembrando nossos antepassados que transmitiam informações através da oralidade em rodas.
Local: Praça do Guta ( Ao lado da Pista de Skate Allan Mesquita)
Endereço: Av. Macário Pinto Lopes, 884 – Vila Nova, Cabo Frio
Contato:
Instagram: @slamdasdonas