Já fez seu story com xícara de café e frase motivacional hoje? Brincadeiras à parte, se você não ficou sabendo da maior treta da internet brasileira na semana passada, eu te conto agora.
Na última quarta-feira, dia 1º de junho, uma publicação nos Stories do Instagram da influenciadora Bianca Andrade, a ‘Boca Rosa’, gerou um longo debate sobre a profissionalização da vida nas redes sociais.
A criadora de conteúdo publicou um roteiro diário de publicações que incluía dar bom dia com uma xícara de café e uma frase motivacional, mostrar o filho com no máximo três stories, dar boa noite com frase de pensamento, entre outros conteúdos planejados de acordo com o horário.
A imagem quebra completamente o mito de que o conteúdo das influenciadoras brasileiras seja espontâneo. Tudo é estrategicamente planejado para gerar engajamento.
Em nota, Bianca se defendeu afirmando que ser influenciadora digital é uma profissão e precisa de planejamento. Afinal, sua rede social é um negócio e sem estratégia, metas e planejamento, ela não teria os seguidores e engajamento que tem hoje. E ela não está errada nisso!
Se sua rede social é seu negócio, ela precisa ser planejada sim. E isso não significa perder sua essência. Tudo é o “como” se faz. E quanto mais organizado, melhor. Até pra você poder fazer as outras coisas da sua vida offline também.
Mas é fato também que as redes sociais vendem um sucesso baseado em likes e na promoção pessoal, mesmo que em muitos casos, falso.
Boca Rosa não está errada em planejar suas publicações. Inocente é quem acredita que os influencers não fazem isso e os que não fazem, deveriam. Resta a nós refletir sobre como não se deixar influenciar pelas aparências.
Me segue no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!