A guerra publicitária das hamburguerias

A guerra entre as principais redes de fast food de hamburguer do país ganhou novos contornos na semana passada, em que as duas maiores concorrentes saíram perdendo credibilidade.

Depois que o McDonalds admitiu que seu McPicanha não tinha picanha, foi a vez do Burger King reconhecer que seu Whooper Costela não tinha costela suína.

As letrinhas miúdas das peças publicitárias, porém, advertiam que os alimentos tinham apenas “sabor” de picanha e de costela.

Convenhamos, não seria muito chamativa uma propaganda de um Mc Acém ou Whooper pernil, não é mesmo?

Quem aproveitou bem a onda foi o KFC Burger, rede famosa mundialmente pelos seus sanduíches de frango empanado, mas com poucas lojas no Brasil. Em uma propaganda alfinetando a concorrência, o KFC afirmou que 100% do seu hamburguer tem carne de frango.

Bom, no caso deles é mais fácil garantir isso né, já que a carne de frango é bem mais barata que picanha ou costela suína. E, se for comparar alimentos semelhantes, o Mc Chicken e o Burger King Chicken também são feitos de frango. Ou pelo menos, eu acho que são. Agora já não tenho mais tanta certeza assim…

Mas o que fica de lição nesses casos é que o marketing pode até enaltecer as qualidades de um produto, mas nunca pode mentir para o cliente, prometendo entregar o que não tem. E isso vale para empresas grandes e também para as pequenas e até para os profissionais liberais. Só prometa o que você pode cumprir e tenha a credibilidade dos seus clientes.

Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!

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