A ceia de Natal deste ano poderá chegar a custar R$330,00

Enfim chegou o fim do ano e com ele o Natal, e já tem gente pensando na ceia do dia 24. E é bom preparar o bolso. Isso porque com a alta dos preços dos alimentos, a ceia deste ano pode ficar mais cara. Por isso, quero mostrar aqui uma maneira simples pra calcularmos alguns custos e tentar baratear um pouco a comilança do Natal.

Um bom caminho é calcular o quanto é necessário oferecer de comida para os convidados, levando em consideração fatores como: número de pessoas, idade, sexo e peso, isso evitará desperdícios. Vale lembrar que, após fazer a conta, acrescente de 10% ou 20% da quantidade planejada por precaução. Essa margem pode cobrir algum convidado de última hora ou então virar almoço no dia seguinte.

Então, se liga nas ótimas dicas que achei vasculhando pela internet.

Aperitivos: caso a ideia seja servir aperitivos, como as frutas secas, antes da refeição principal, calcule de 100 a 130g para cada pessoa.

Carnes: na ceia, uma pessoa come em média 200g de carne. Ou seja, um peru congelado que pese 3kg pode servir, no máximo, nove pessoas.

Acompanhamentos: a quantidade de guarnições vai depender do número de pratos principais disponíveis. Considerando acompanhamentos clássicos, como arroz e farofa, a medida ideal é de 1kg de farofa para 15 pessoas e 1kg de arroz para o mesmo número.

Bebidas: a quantidade de bebidas pode variar de acordo com o perfil dos convidados. Em média, para uma reunião casual com cerca de quatro horas, por exemplo, o cálculo é: 700 ml de cerveja por pessoa.

Sobremesas: a quantidade de doces também pode variar de acordo com a receita. Para bolos, por exemplo, a conta deve ser de 100g por pessoa, caso seja a única sobremesa.

De acordo com um levantamento realizado pela tabela FIPE, a ceia de Natal deste ano poderá chegar a custar R$330,00. E mesmo faltando algumas semanas para a comemoração, os preços já estão consideravelmente elevados. Mesmo parecendo uma postagem sobre gastronomia, não é bem isso não, a ideia é que tenhamos ciência do que vamos fazer, para que possamos provisionar melhor nossos gastos e evitar desperdícios e frustrações com gastos fora dos planos.

Até a próxima e uma Ceia de Natal mais econômica pra todos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia