A brincadeira necessária

Como você aprendeu a engatinhar? Quando aprendeu a andar, segurar objetos, subir, descer, correr, escalar sofás e almofadas? Desde os primeiros anos de vida, a criança explora o mundo com o corpo. Seja através dos sentidos, de movimentos intencionais, coordenados ou espontâneos. A cada etapa de seu desenvolvimento a criança encontra novas possibilidades e supera desafios físicos. Nessa fase, o brincar não é só diversão, é necessário para que a criança se desenvolva.

O esporte, a música, a dança, o teatro, as brincadeiras ao ar livre e aquelas de faz de conta não são um mero passatempo. A criança precisa explorar essas diferentes linguagens para desenvolver todo o seu potencial físico. O brincar, muito mais do que diversão, é a maneira da criança se expressar e descobrir os movimentos, conhecendo e reconhecendo sensações e funções do próprio corpo. Inclusive percebendo o que pode ser um risco à sua integridade física, o que não é seguro, o que poderá machucá-la.

Aproveite o feriado para brincar com o seu filho! Promova oportunidades em que a criança possa explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo. Mas lembre-se, precisa ser leve e alegre! Aproveite espaços ao ar livre, músicas, bolas e até instrumentos musicais. Use e abuse da criatividade.

Divirtam-se!

Por Larissa Chagas

Pedagoga, especialista em primeira infância, mãe,

apaixonada pelo desenvolvimento infantil desde 2006.

@lachagas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia