O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), chegou a Cabo Frio nesta quinta-feira (9) para participar de um debate com lideranças políticas da Baixada Litorânea sobre o Fundo Soberano Estadual nesta sexta (10), em um hotel no Centro cabo-friense.
O deputado estadual conversou com a rádio Costa do Sol FM sobre o Fundo Soberano, esclarecendo que o debate serve para “trazer a oportunidade de discutir, com os atores locais, qual a demanda estruturante da região. O que que o Estado tem que fazer para induzir investimentos?”.
André citou que essas demandas podem ser variadas, como, por exemplo, a duplicação de uma rodovia, ampliação de um aeroporto ou a instalação de um circuito turístico.
No encontro, serão ouvidos prefeitos, empresários e entidades de classe para que se possa compreender melhor essas demandas a fim de formular projetos para atendê-las.
Segundo Ceciliano, com o barril do petróleo a U$75, houve um aumento da arrecadação dos royalties de petróleo no Estado: “de janeiro a novembro de 2020, comparado com 21, o estado já arrecadou mais de R$15 bilhões”. São partes desse recurso que são usados para compor o Fundo Soberano.