O Saquarema Surf Festival é um evento apresentado pela Prefeitura de Saquarema com realização da 213 Sports, que vai promover seis competições da World Surf League (WSL). O festival acontece da semana do dia 15 a 21 de novembro com mais de 200 atletas competindo nas etapas do WSL Qualifying Series, Pro Junior e Longboard, além de ter igualdade na premiação para homens e mulheres. Os torneios acontecem na Praia de Itaúna com transmissão ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.
Quiksilver Pro QS 3000
Na terça-feira (16), no segundo dia de evento, o Saquarema Surf Festival abriu o Quiksilver Pro QS 3000, na Praia de Itaúna. O catarinense Mateus Herdy, uma das grandes promessas de surfistas brasileiros, estreou na competição batendo recordes na categoria. Na última bateria do dia, o atleta patrocinado pela Quiksilver somou notas de 8,50 e 7,50. Em segundo lugar, o competidor da Região dos Lagos, José Eduardo, também garantiu sua classificação.
Na manhã da última quarta-feira (17), a segunda fase do Quiksilver Pro QS 3000 continuou nas águas da Praia de Itaúna. Oito baterias fecharam o round de 96, antes da entrada da categoria feminina na disputa pelo Roxy Pro 3000. Caetano Vargas se classificou em 1° lugar, com 13,25 pontos, ainda na primeira bateria do dia. Além disso, o saquaremense Daniel Templar conquistou o segundo lugar com 12,35 pontos, vencendo sua bateria.
Roxy Pro QS 3000
Na quarta-feira, entre as oito baterias restantes da segunda fase e as oito primeiras da terceira fase do Quiksilver Pro QS 3000, teve início da primeira fase do Roxy Pro QS 3000. Disputando a categoria feminina, as 32 concorrentes estavam divididas em oito baterias na rodada inicial. A peruana Daniella Rosas garantiu o primeiro lugar com 12,35 pontos, logo na primeira bateria da competição. Quem também teve motivo para comemorar é a brasileira Summer Macedo, que conquistou 11,75 pontos na quarta bateria.
Lucas Chumbo retorna às águas de Saquarema
O saquaremense Lucas Chumbo, que já conquistou o título de melhor do mundo em ondas gigantes é um dos convidados do Saquarema Surf Festival, onde pela primeira vez vai competir em uma etapa do WSL Qualifying Series em casa. O surfista disputou nesta manhã (18) a primeira bateria do dia: bateria 9 do terceiro round, mas foi eliminado com 5,90 pontos.
“É uma honra e um prazer está aqui participando de tudo isso! Com certeza um momento muito importante para Saquarema. Muito amarradão de estar competindo em casa, voltando a competir em ondas pequenas.”
O atleta ainda compartilha que se sente muito honrado por ser um dos convidados do evento. “Eu já estava fazendo a minha inscrição de qualquer forma e quando recebi esse convite foi um prazer, ainda mais em um evento em memória ao Léo Neves, que era um professor e um grande amigo aqui de Saquarema. ”
Por Virgínia Carvalho- Estagiária sob supervisão de Renata Castanho