A Prefeitura de Araruama em parceria com o Detran RJ deu mais um passo importante na promoção da cidadania e no cuidado com as famílias do município. Nesta quinta-feira, 18, foi inaugurado, dentro da maternidade do Hospital Geral Municipal Dra. Jaqueline Prattes, o Posto de Identificação Civil, um serviço pioneiro que garante aos recém-nascidos não apenas a certidão de nascimento, mas também a Carteira de Identidade Nacional (CIN) ainda nos primeiros dias de vida.
A solenidade reuniu representantes da prefeitura de Araruama e do governo do Estado do Rio de Janeiro.
Com a iniciativa, os bebês passam a sair da maternidade já devidamente documentados, assegurando desde o nascimento o acesso a direitos sociais, serviços públicos e benefícios.
O trabalho é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Araruama e o Detran-RJ, com o apoio do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Secretaria de Estado de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.
O posto funciona dentro da própria unidade hospitalar e também atenderá os pais que não possuem RG ou certidão de nascimento. No local, eles poderão solicitar gratuitamente os documentos ou segunda via, garantindo toda a documentação necessária para o registro do filho de forma ágil e segura.
Para o secretário municipal de Saúde, Mário Espinhara, a inauguração representa um avanço significativo para o município.
“Esse é mais uma conquista para o município de Araruama. Agora os bebês vão sair da maternidade com a certidão de nascimento e a sua identificação civil, que é a carteira de identidade. Isso significa que a população de Araruama está sendo melhor atendida e é um avanço para a cidade.”
Já o secretário municipal de Governo, Anderson Moura, destacou o compromisso da gestão com a cidadania, ressaltando a importância da união entre os entes públicos para garantir direitos desde o nascimento e fortalecer as políticas públicas voltadas à população araruamense.
“Hoje nós estamos aqui no hospital Jaqueline Prattes, onde o governo municipal, em parceria com o governo estadual, entrega um posto de identificação civil, garantindo o direito e o acesso à cidadania àqueles que nascem araruamenses. Esse é um compromisso da prefeitura, fortalecendo o relacionamento institucional para valorização da nossa cidade e do nosso povo araruamense.”
A vice-presidente do Detran-RJ, Penha Bernardes, ressaltou a importância social da iniciativa, destacando que a implantação do Posto de Identificação Civil dentro da maternidade representa um avanço concreto na garantia de direitos fundamentais.
“Aqui nós estamos garantindo a cidadania desde os primeiros momentos de vida. O objetivo do Detran em inaugurar postos de identificação civil dentro de uma maternidade é ajudar a combater um problema nacional, que é o subregistro civil de toda a população brasileira, garantindo o direito aos serviços e aos benefícios sociais. É um grande marco para a nossa cidade.”
A primeira bebê a deixar a maternidade já com a Carteira de Identidade Nacional foi Ana Laura Oliveira Moura, nascida na madrugada de quarta-feira, dia 17. Os pais, Carolina Oliveira e Cleiton da Silva Moura, celebraram o momento com emoção e gratidão.
A mãe, Carolina, não escondeu a felicidade.
“Foi maravilhoso. Eu estou super feliz. Meu coração tá contente demais em sair da maternidade com a certidão dela em mãos e a carteira de identidade. Pra mim tá sendo maravilhoso.”
Já o pai, Cleiton, destacou a praticidade do novo serviço.
“Estou muito feliz pela praticidade que vai ter agora na maternidade de Araruama e creio que todas as mães vão ter esse momento de felicidade que nós estamos tendo ao registrar a nossa filha.”
Com a inauguração do Posto de Identificação Civil, Araruama reforça seu compromisso com a cidadania, a dignidade e o cuidado com a população, assegurando que cada novo araruamense tenha sua identidade garantida e acesso pleno às políticas públicas desde o nascimento.



