Arraial do Cabo iniciou, na segunda-feira passada (17), uma programação especial dedicada ao Mês da Consciência Negra, e a Casa de Vidro — localizada na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, 481, na Praia dos Anjos — é um dos pontos de destaque. O espaço cultural recebe a nova exposição do artista plástico cabo-friense Franciscone Araújo, aberta ao público e com entrada gratuita.
Intitulada “Entre a Fauna e a Flora: memórias”, a mostra reúne obras que transformam natureza e lembranças em expressões visuais marcantes. Em cada tela, o artista propõe um diálogo sensorial entre o real e o simbólico: animais que cruzam rios, céus e mares; flores que se desdobram em cor e textura; e elementos urbanos e rurais que se conectam em uma mesma paisagem afetiva.
A exposição integra a programação oficial da 1ª edição do Festival Ubuntu, promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Arraial do Cabo, com apoio das Secretarias de Saúde; Desenvolvimento Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos; e de Governo e Eventos. A visitação permanece aberta até o dia 12 de dezembro.
Além da Casa de Vidro, o Centro Cultural Manoel Camargo também participa das celebrações do Novembro Negro, recebendo, até 28 de novembro, a exposição fotográfica “Afrofuturismo: E se? Afroespeculações”, dos artistas Sebastian Júlio de Souza (fotografia) e Maria Aparecida Gomes Ferreira (pesquisa).
