A visita foi uma iniciativa do Gabinete de Ações Pró-Lagoa de Araruama, criado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia
Empenhado em buscar soluções integradas para a situação sanitária da Lagoa de Araruama, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, visitou a Estação de Tratamento de Esgoto da Prolagos (ETE), nesta terça-feira (04/02), localizada no bairro Balneário. Integrantes do Gabinete de Ações Pró-Lagoa de Araruama também participaram da visita técnica, que contou com a presença de representantes da concessionária de águas e esgoto.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, falou sobre a importância de ter feito a visita à ETE junto ao prefeito e ao secretariado municipal envolvido com a preservação da lagoa. “A ampliação e melhoria desta estação de tratamento é uma das obras mais importantes na questão do tratamento de esgoto do município. Essa estação recebeu um investimento vultoso para se tornar uma estação terciária de tratamento de todo o efluente que é captado em São Pedro da Aldeia. Hoje, ela trabalha com 120 litros por segundo e vai passar para 160 litros por segundo. Com isso, ela vai ser uma estação de água de reuso, ou seja, vamos poder usar essa água para a agricultura e outros fins”, explicou o secretário.
De acordo com o gerente de Operações da Prolagos, Pablo Maletti, foi um encontro proveitoso para apresentar ao prefeito e equipe as obras da concessionária e mostrar os avanços que vão propiciar para o tratamento de esgoto na cidade. “Esta é uma parceria muito importante para que possamos continuar nossos trabalhos visando a proteção da Lagoa de Araruama. As obras estão avançadas e, em breve, entregaremos uma Estação de Tratamento ampliada e modernizada para os aldeenses”, declarou.
Junto ao prefeito Fábio do Pastel, estiveram presentes os secretários de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hildegardo Milagres Fontoura; de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, e de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, além do chefe de gabinete do prefeito, Fernando Frauches. Também participaram da reunião, o secretário adjunto de Pesca, Breno Bento dos Santos, e o coordenador de Posturas, Cristiano dos Santos.