Isso mesmo! Infelizmente, ainda sem valor na visão de alguns. Por falta de conhecimento muitos acabam negligenciando essa etapa importante para a formação dos pequenos e que tem total impacto na fase adulta. Afinal, é nesse momento que elas começam a interagir fora do convívio da família, o que propõe lidar com diferenças, desenvolvimento da personalidade e da autonomia, na criação de laços de amizade e nas descobertas em diferentes áreas do conhecimento, além de funcionar como uma base para as demais etapas da educação formal.
A Educação Infantil é um direito da criança. Por isso encontramos em todas as regiões do país instituições de ensino público que atuam como creches e pré-escolas, além de várias particulares que também oferecem o ensino para essa faixa etária, o que dá aos pais e responsáveis a chance de optar por aquela que atenda melhor às suas necessidades e as de seus rebentos.
É preciso entender que no processo educativo o brincar é como conduzir a criança ludicamente para suas descobertas afetivas, cognitivas, de relação com o outro e com a sociedade. Brincando, a criança adquire o conhecimento da língua oral, escrita, da matemática e muitas outras habilidades.
É importante ressaltar que, embora os profissionais do segmento saibam que na Educação Infantil não é o momento de alfabetizar a criança (exceto quando isso acontece de forma espontânea), muitas vezes os pais não têm essa consciência. Esperam que os filhos de três anos voltem da escola sabendo ler e escrever e podem até se decepcionar quando isso não acontece. Por isso, cabe uma conversa aberta com essas famílias para explicar qual é a função da Educação Infantil e de que forma elas contribuem para o crescimento intelectual dos pequenos.