A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que envolve elementos de dança, arte marcial, música, jogo e religiosidade. O surgimento do esporte foi protagonizado pelos negros escravizados como forma de resistência à opressão dos senhores e de preservação de suas identidades culturais. Hoje, a capoeira é considerada umas das maiores manifestações culturais brasileiras e é reconhecida mundialmente como prática que une o esporte e a arte.
Nascido e criado na cidade de Saquarema, Ednilson dos Santos, conhecido como Mestre Juba, idealizou um projeto de capoeira, totalmente gratuito para os alunos da rede de pública de ensino em Saquarema. Acompanhado de profissionais da educação física, nutricionista e psicólogo, as aulas são semanais com direito a uniforme e muito aprendizado sobre o esporte e sua forma de expressão cultural.
“Por saber da força e importância desse esporte afro-brasileira na educação e transformação dessa juventude tão necessitadas, espero que a Capoeira possa ser vista, reconhecida e entendida como esporte, cultura e arte”, destaca Mestre Juba.
O Saquaremense é campeão mundial da primeira “Capoeira Fight”, que aconteceu em 2004 no Teatro Opera de Arame, em Curitiba. “Viajei por 30 países e hoje tenho núcleos com alunos ministrando aulas em alguns países, entre eles Espanha, França, Portugal e outros. Sou o Mestre com mais tempo de trabalho no município de Saquarema, tenho 38 anos praticando capoeira sem nunca parar. Capoeira é patrimônio cultural imaterial do Brasileiro!”, conclui.
O projeto fica localizado na Av. Saquarema, 3161 – Porto da Roça, Saquarema – RJ, 28990-001.
Para mais informações:
@casacapoeira
@jubadmare
Por Letícia Zamboni (Estagiária)