Não há nada melhor do que um copo de água para matar a sede. Adicionar algumas rodelas de limão e um pouco do suco ajuda a tonar a água mais saborosa e ainda mais atrativa. Mas você já parou para pensar no impacto do suco de limão nos dentes?
O suco de limão, bem como de outras frutas e algumas outras bebidas (isotônicos, refrigerantes, bebidas alcoólicas …) possuem um pH ácido, o que significa que essas substâncias podem causar alguns prejuízos ao esmalte e a dentina. Esses prejuízos são chamados de EROSÃO ÁCIDA, que é uma perda irreversível dos tecidos duros do dente (esmalte e dentina), que pode gerar sensibilidade e lesão nos dentes.
Como minimizar os riscos? A saliva é um excelente mecanismo para elevar esse pH, mas ela precisa de tempo para reequilibrar o ambiente oral, aliado a isso podemos usar outros métodos:
- Limite a quantidade que você toma
- Use um canudo
- Evitar tomar essas bebidas em jejum
- Preferir ingerir com outros alimentos, durante as refeições
- Lave a boca com água antes e após a ingestão desses líquidos
- Aguardar pelo menos 30 minutos para escovar os dentes após ingerir essas bebidas
- Use uma escova macia
- Utilizar sempre pasta de dente com FLÚOR
Com essas dicas será possível minimizar os riscos de problemas futuros e manter os dentes saudáveis. Procure sempre o dentista para orientações individualizadas e acompanhamento.
Por Dra Letícia Vargas
Dra. Letícia Vargas Santos Pedrosa – Cirurgiã-dentista formada pela UFF, Especialista em Prótese Dentária pela UERJ e Mestre em Odontologia com ênfase em Dentística pela UFF. Professora de Dentística e Responsável pela Prisma Odontologia. Atua área de Odontologia Estética, Prótese e Harmonização Orofacial.
https://www.instagram.com/draleticiavargas/
https://linktr.ee/prisma_odonto