Saquarema investe na mobilidade garantindo acesso a todos a um dos maiores atrativos da cidade: o banho de mar

A Prefeitura de Saquarema deu início a um projeto muito especial, voltado para usuários de cadeira de rodas, idosos e todas as pessoas com dificuldades de locomoção. O projeto piloto, que estreou na praia de Itaúna, consiste na montagem de esteiras/rampas de acessibilidade móveis, que ligam a calçada à beira d’água. Neste local estará disponível uma cadeira de rodas anfíbia, que possibilitará a moradores e visitantes desfrutarem de um banho de mar, de forma confortável e segura, sempre com a assistência de agentes do Grupamento Marítimo – Salvamar, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Para usufruir do serviço, o banhista deverá se locomover pela rampa usando seu equipamento próprio. A cadeira anfíbia estará abrigada sob uma tenda ou guarda sol, na beira d’água, aguardando os usuários para que possam desfrutar do banho de mar, com conforto e total segurança.

A montagem e a operacionalização do sistema, que pode ser utilizado inclusive em lagos e lagoas, também ficarão aos cuidados da equipe do Salvamar que analisará, no dia a dia, de acordo com as condições do mar, a viabilidade de ser o equipamento utilizado. A disponibilidade e a localização do sistema serão informadas, sistematicamente, nas redes sociais da Prefeitura.

Pura emoção

Júlia, de 18 anos, e Miguel, de 11, ambos pacientes do Centro Municipal de Reabilitação, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, foram os primeiros a experimentar e aprovar, no final de fevereiro, o equipamento que estará disponível, inicialmente, na praia de Itaúna. Um momento repleto de pura emoção, descobertas e a inigualável sensação de igualdade. Partiu de Julinha, que nunca havia se banhado no mar, o pedido à Prefeitura para a implantação do sistema. Pedido que foi atendido. E tanto ela quanto o Miguel, que já consegue caminhar com apoio, graças às práticas terapêuticas realizadas no Centro Municipal de Reabilitação do qual é paciente assíduo, prometem retornar outras vezes para novas experiências envolvendo o mar e a natureza. Experiências agora disponíveis, literalmente, para todos que desejarem aproveitar a praia na condição de banhistas.

A adoção desse sistema de mobilidade agrega ainda mais valor à Itaúna, atualmente praia piloto candidata a receber a chancela do Programa Bandeira Azul. Presente em quase 50 países, o programa concede a maior certificação ecológica internacional a praias, embarcações e marinas em função da ótima qualidade da água, segurança e conforto dos usuários, gestão e preservação ambiental e informação.

Atualmente, Saquarema dispõe de duas unidades do equipamento composto por duas cadeiras anfíbias e esteiras/rampas de acessibilidade móveis prontas para uso, mas a tendência é ampliar a oferta deste serviço, tendo em vista a demanda esperada e o vasto litoral do município.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia