O Distrito Industrial Municipal Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras (ZEN) registrou resultados bastante positivos em 2023.
Desde 2018, a gestão vem fazendo um trabalho de revogação de concessões e retomada de áreas de empresas que não estão produzindo e não fizeram investimentos na ZEN, que, ano a ano, impulsiona o crescimento da arrecadação de impostos e oferta de vagas de empregos.
Comparado a 2022, a ZEN registrou um aumento de mais de 20% na arrecadação do ISSQN – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, chegando ao montante de R$ 105 milhões no ano passado.
Com a realização da última Chamada Pública em 2023, a Administração Municipal incentivou a instalação de mais cinco novas empresas e a ampliação de outra. “Estamos com a segunda chamada pública de 2023 na segunda fase, que deve se encerrar em fevereiro. Em seguida, começa a contar o prazo para que as novas empresas se instalem na ZEN”, explicou Lara Velho, subsecretária de Desenvolvimento Econômico, responsável pela gestão da ZEN de Rio das Ostras.
Durante essa gestão, a Zona Especial de Negócios registrou um crescimento de mais de 200% na arrecadação do ISSQN, recebeu 16 novas empresas e teve três empresas ampliadas.
“Todos os nossos esforços foram para que a ZEN voltasse a receber empresas e conseguimos. Hoje o Distrito é alavancador da nossa economia com geração de emprego e renda e uma receita significativa que nos ajuda a ter menos dependências dos royalties de petróleo”, comemora a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira.