Pois é, sinais como tosse, espirros, febre e falta de apetite podem ser sintomas da Traqueobronquite Infecciosa Canina, também chamada de Tosse dos Canis. Essa enfermidade atinge o sistema respiratório e produz crises de tosse, que dão a impressão do animal estar com alguma coisa engasgada na garganta.
Essa patologia é causada principalmente por três agentes infecciosos, uma bactéria de nome Bordetella bronchiseptica e dois vírus, Parainfluienza e Adenovírus, agindo de forma isolada ou em combinação.
A Tosse dos Canis é altamente transmissível entre os animais e é também uma zoonose, ou seja, pode afetar seres humanos, por isso é muito importante controlar e prevenir. O contágio se dá pelo ar e pode ocorrer em qualquer época do ano, porém é mais frequente nos meses mais frios.
A prevenção da Tosse dos Canis se faz através da vacinação. Além da vacina anti-rábica e da vacina múltipla (contra cinomose, hepatite, leptospirose, parvovirose, coronavirose e parainfluenza), todos os cachorros devem receber uma dose da vacina contra a tosse dos canis a partir dos dois meses de vida, com reforço anual.
Se o seu peludo estiver apresentando alguns desses sintomas, o ideal é procurar um médico veterinário. O objetivo do tratamento é prevenir complicações e aliviar a tosse. É importante também isolar os cães infectados, para evitar o contágio e fazer uma boa higienização do local e dos objetos utilizados por eles.
Para mais dicas sobre prevenção siga o perfil da Pet Piccoli no Instagram.