Você sabia que o seu filho tem seis direitos de aprendizagem na Educação Infantil?

As escolas de Educação Infantil são importantíssimas para o desenvolvimento integral das crianças em seus primeiros anos de vida. São nesses espaços que a criança terá a oportunidade de viver experiências diferentes daquelas que compõem o núcleo familiar, trazendo diversas possibilidades de aprendizagem, impulsionando o seu desenvolvimento.

Brincadeiras e interações têm um espaço privilegiado no planejamento das atividades pedagógicas nesse período. É indispensável que a criança participe de experiências espontâneas e dirigidas, fazendo com que exercite diversas ações ao mesmo tempo, como a experimentação de materiais, observação de fenômenos da natureza, da literatura, entre outros, construindo subjetividade.

Felizmente, a legislação brasileira já reconheceu a importância da Educação Infantil. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC – prevê seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na primeira infância. São eles:

Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas;

Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais;

Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando;

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia;

Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens;

Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Definitivamente a Educação Infantil não é apenas uma etapa preparatória para o Ensino Fundamental, ela é essencial para o desenvolvimento infantil independente do processo de escolarização. Os direitos de aprendizagem precisam ser assegurados e respeitados desde os primeiros anos de vida. 

Por Larissa Chagas

Pedagoga, especialista em primeira infância, mãe,

apaixonada pelo desenvolvimento infantil desde 2006.

@lachagas

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