Você saberia responder qual é o Patrimônio tombado mais antigo de Araruama?

Se respondeu e chutouFazenda Aurora ou Museu Arqueológico, errou!!! Não é difícil pensar que a Fazenda Aurora seria o patrimônio mais antigo, mas aqui não é a idade do prédio em questão, mas sim seu tempo reconhecido como tal.

 Mas, afinal o que seria tombamento, e para que serve? Apenas duas Instituições no Rio de Janeiro podem realizar o tombamento, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, e são através deles que o patrimônio recebe uma classificação ou até mais de uma, por exemplo: a Laguna de Araruama é um Patrimônio Natural, comum a toda Região dos Lagos; a Fazenda Aurora é um bem imóvel tombado pela importância histórica em Araruama; o Conjunto arquitetônico e paisagístico de Arraial do Cabo e Cabo Frio, dentre outros.

O tombamento é uma espécie de proteção e define que o bem, ou objeto, ou imóvel, deve ser conservado pela sua relevância e interesse público, sendo elevado a bem da União, ou seja, possui uma importância nacional. Quando o tombamento é estadual, é relevante para todo o estado. Com a proteção do patrimônio o abandono e destruição tornam-se crime ou dano passível de multa e punição.

            O patrimônio tombado mais antigo de Araruama é a Casa Ermida Franciscana, com seu tombamento definitivo em setembro de 1992. A casa era residência do Dr. Pedro Paulo Paes de Carvalho, situada no km 85 da Rodovia Amaral Peixoto. Segundo o livro Araruama: panorama de uma cidade, 1992, o projeto dessa casa foi feito pelo famoso Arquiteto Lucio Costa, “servindo como uma troca de serviços”, pois em 1944 o médico teria realizado os partos das filhas do arquiteto e em gratidão ele fez o projeto da casa.

            E por que ela foi tombada? O arquiteto Lucio Costa, foi vencedor do Concurso para desenvolver o Projeto Urbanístico do Plano Piloto em Brasília junto a Oscar Niemeyer, no Governo de Juscelino Kubitscheck, em 1956; também realizou o projeto urbanístico da Barra da Tijuca, e até hoje um grande ícone no âmbito da arte e da arquitetura, publicou livros e foi professor do Oscar Niemeyer.

 Contudo, o arquiteto projetou poucas casas, e com isso a Casa Ermida Franciscana ganha tal relevância. Outras casas que o arquiteto projetou foram a Casa do Barão de Saavedra e a Residência de Heloísa Marinho, ambas em Petrópolis; Casa de Argemiro Hungria Machado no Leblon, e a Casa da Sra. Adelaide Daudt e Dr. João Daudt de Oliveira. Algumas dessas Casas encontrei num blog interessantíssimo, disponível em ‘casasbrasileiras.wordpress.com.’

            Em poucas palavras, a Casa Ermida Franciscana é um ícone raríssimo de residência que representa todo o conceito moderno de arquitetura, simples traços inspirados na tradição luso-brasileira.

E aí? Você sabia da existência desse patrimônio ou foi pego de surpresa? Até a próxima!

https://www.instagram.com/aline.vecchi.3/

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia