Gatilhos Emocionais são uma resposta mental que envolve emoções, pensamentos e comportamentos específicos conectados à experiências passadas. Eles podem ser tanto negativos quanto positivos. Importante ressaltar que traumas ficam gravados em nosso subconsciente, e então sem saber, isso pode de repente gerar o “gatilho”.
Resumindo, os gatilhos emocionais são como sensores que te fazem, mesmo que contra tua própria vontade, reagir de uma forma mais exaltada ou extremamente feliz. Os gatilhos fazem parecer que o evento estressante ou o trauma, está acontecendo no nosso corpo, tudo de novo, neste exato momento.
Alguns exemplos de situações que levam ao acionamento de gatilhos são: cheiros, cores, gestos, lugares, ações, um vídeo no WhatsApp, uma fala em uma conversa, até mesmo uma atitude de um desconhecido na rua, o cheiro daquele bolo da sua infância, e até pessoas dentre outros que façam o indivíduo reviver sintomas até muitas vezes físicos ao se depararem com alguns desses estímulos.
As reações mais comuns que normalmente aparecem no caso do gatilho emocional vir à tona é a perda de controle, crise de ansiedade ou pânico, medo, estresse, sensação de vazio interno, sentimento de culpa, choro intenso.
Para manter a saúde mental e emocional é necessário se conhecer e se entender. E em relação aos gatilhos emocionais, é importante saber como eles afetam nossa vida, procurando ajuda de um profissional para reduzir a influência deles em seu cotidiano, identificando os mesmos e auxiliando através da psicoterapia os recursos emocionais para lidar com fatos de seu passado.