Resiliência tem sido uma habilidade muito demandada nos últimos anos nos mais variados meios.
A Resiliência é a capacidade do indivíduo em lidar com os problemas, adaptar-se as mudanças e superar obstáculos, encontrando soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades. No geral, é perseverar, resistir aos desafios e seguir caminhando.
No comportamento humano é reagir com flexibilidade diante de circunstâncias diversas com atitudes favoráveis. A pessoa resiliente é aquela que compreende o problema que está diante dela, busca soluções e se mobiliza para enfrentá-los e superá-los. Não quer dizer que ela não sofra, mas a pessoa que tem essa habilidade desenvolve a capacidade de lidar com a crise de forma eficiente.
Ao passar por experiências difíceis, a pessoa que é resiliente consegue superar com mais facilidade. Faz da dificuldade um aprendizado e retorna a vida melhor do que antes. Transforma sofrimento em ação, busca evoluir e ser uma pessoa melhor.
Indivíduos resilientes são confiantes em si mesmo e em sua capacidade de gerenciar os desafios da vida. Apresentam maior estabilidade emocional, evitando comportamentos impulsivos e demonstram ter segurança em si mesmo, apresentando uma postura forte em enfrentar um problema.
A pessoa com essa característica normalmente mostra-se com valores positivos para o futuro, sendo otimista, valorizando o bem estar e uma vida pessoal satisfatória. Importante ressaltar que as pessoas resilientes são aquelas boas de se estar perto, pois acreditam que tudo vai melhorar, sendo positivas e fortes para conquistar seus objetivos.
Resiliência é uma competência que se desenvolve, sendo assim, é importante que cada indivíduo aumente sua potência emocional para superar os problemas e fazer uma escolha de buscar desenvolver com mais eficiência sua resiliência, é uma grande possibilidade de enfrentar com mais sucesso as dificuldades que acontecem na vida, no dia a dia.
E você já pensou sobre isso? Se considera uma pessoa resiliente? Fica a reflexão.