Esportes trabalham tanto o corpo, quanto a mente. Vitor Penalva, atleta paralímpico de tênis de mesa, sentiu que fazia parte deste mundo bem jovem.
O primeiro contato com o tênis de mesa de forma profissional foi ainda na escola, nas aulas de educação física. “A partir dali não parei mais, me federei em 2015 pelo Madureira Esporte Clube e comecei a ver que minha deficiência não atrapalhava meu desempenho”.
“O esporte é capaz de mostrar que a pessoa consegue se superar dia pós dia e ser inspiração para outras pessoas que se encontram com uma deficiência parecida”
Em outubro do último ano, 2021, Vitor conquistou o 2° lugar Classe 5 (classe dos cadeirantes). Através das redes sociais, ele compartilhou a vitória. “Só tenho a agradecer a Deus e a todos que torcem e confiam no meu potencial”.
Antes das competições, Vitor tenta manter a rotina um pouco mais diferente: treinos mais intensos e preparo com um coaching esportivo. “Ajuda a manter a mente no foco e o corpo já preparado para os jogos”, completa.
Entre os benefícios de ser atleta, Vitor destacou sobre poder ser inspiração para alguém, além da troca de experiência com outros atletas. “Fazer network com outros atletas de diversas deficiências e muitas histórias de superação”.
O jovem de 22 anos recebe apoio do Supermercados Tinoco. Ele relata que mantém uma boa estrutura, pois conta com uma equipe com técnico, nutricionista, personal trainer e coach esportivo.
“O mais importante é mostrar meu potencial e que sou capaz de chegar muito mais longe”
Vitor Penalva

@penalvatm
Por Virgínia Carvalho- Estagiária sob supervisão de Renata Castanho