Os brechós são as principais fontes de looks com preços mais acessíveis. No Brasil, eles surgiram no século XIX, quando Belchior, no Rio de Janeiro, fundou a primeira loja de roupas e objetos usados. Dessa forma, o comércio cresceu exponencialmente e outros estabelecimentos que também vendiam produtos de segunda mão passaram a ser conhecidos como ‘Casa de Belchior’. Com o passar do tempo, o termo foi adaptado para o queridinho ‘brechó’.
Fundadora do ‘Nosso Cabide’, Thayane Bonotto vendia roupas usadas online com uma amiga, antes mesmo de montar uma loja física. Hoje, com Natália Branco, o ‘Nosso Cabide’ funciona há quatro meses. Mesmo sendo um brechó, as amigas queriam diferenciar no mercado. “Eu quero dar às pessoas a oportunidade de ter peças de qualidade por um preço que cabe no bolso de todos, e tirar aquela impressão de bagunça ou roupas com cheiro de mofado”, explica Thayane.
No ‘Nosso Cabide’ as peças variam no valor de R$10,00 a R$30,00 e os tamanhos disponíveis vão do infantil (tanto menina, quanto menino até 16 anos) às roupas femininas do PP ao Plus Size.
Thayane explica que a visão estereotipada de que brechó não trabalha com produtos de qualidade está sendo convertida. ‘‘Muitas pessoas têm preconceito pois acham que a roupa carrega a energia do antigo dono”.
Se vestir bem não tem relação com preço
Formada em Design de Moda, Thalyne Lauriano esclarece que para montar um look harmonioso você não precisa gastar muito. O primeiro passo é entender seu corpo, o seu estilo e investir em peças chaves. Além disso, é importante saber quais peças ornam com você. ”Abra seu guarda-roupa e reflita: ele representa a atual fase que você vive hoje?”, destaca Thalyne.
”Não importa o número da etiqueta que vem na roupa e sim como ela lhe cai no corpo”
Thalyne ainda dá dicas de peças-chaves que todo mundo precisa ter no armário:
- Calça preta;
- Blazer;
- Blusas lisas;
- Saia lápis;
- Vestido preto;
- Jaqueta
- Calça Jeans;
- Camisa branca de botőes.
O melhor é que todas essas roupas também estão disponíveis no ‘Nosso Cabide’ com preços especiais.
Apesar de algumas pessoas acharem que os brechós são ultrapassados, eles estão mais na moda do que nunca, principalmente entre os jovens. Hoje, a consolidação deste segmento dentro das mídias sociais permitiu que o desapego se transformasse em uma tendência fashion.
Por Virgínia Carvalho- Estagiária sob supervisão de Renata Castanho