Empatia é a habilidade que o indivíduo tem de se aproximar do que o outro sente, de se colocar no lugar da outra pessoa sem a necessidade de passar por aquela situação para poder entender o que a outra pessoa está passando ou sentindo. A empatia leva cada pessoa a compreender que os sentimentos pesam de jeitos diferentes dentro de cada um, levando as pessoas a ajudarem umas às outras. Está ligada ao amor e interesse pelo próximo, pois ter afinidade e se identificar com o outro é compreender a outra realidade.
Importante colocar que o indivíduo sem empatia tem mais dificuldade de estabelecer relacionamentos e de criar vínculos, pois torna-se mais indiferente ao sentimento do outro. Praticar empatia requer força de vontade, mas principalmente o desejo de ser uma pessoa melhor e mais humana, pois na empatia existe uma disposição genuína na qual a pessoa compreende a perspectiva do outro sem julgamentos, validando o que o outro está sentindo
Componentes da empatia:
- Componente cognitivo: compreender a perspectiva e os sentimentos do outro. O que o outro está sentindo? Quais as necessidades dele?
- Componente afetivo: demonstrar solidariedade, preocupação e sentimentos de compaixão.
- Componente comportamental: manifestar de forma verbal ou não verbal a compreensão sobre os sentimentos da outra pessoa.
E aí? Você tem praticado a empatia? Reflita sobre isso. Invista tempo para seu autoconhecimento e consequentemente para ser uma pessoa empática, estabelecendo limites saudáveis entre você e o outro.