O clima de festa já está no ar em Araruama e, para entrar de vez no espírito carnavalesco, o PodCosta recebeu dois personagens icônicos da folia local. Eduardo Valladares, conhecido como Eduardinho, presidente do tradicional Bloco das Piranhas, e José Eduardo Mendes, presidente fundador do Bloco Cacique de Araruama.
Eles compartilharam durante o episódio um pouco de suas trajetórias e a importância do carnaval para a cidade. Eduardinho, advogado e líder do Bloco das Piranhas desde 2001, traz consigo não apenas a responsabilidade de manter viva a tradição de décadas do bloco, mas também uma forte conexão com Araruama, onde vive desde os dois anos de idade.
Já José Eduardo Mendes, oficial de justiça e presidente do Cacique de Araruama desde sua fundação, em 2013, revela uma ligação profunda com a cidade, que remonta a seus antepassados. Com uma história familiar fortemente entrelaçada com o carnaval e a cultura local, Mendes encontrou no Cacique uma forma de honrar suas raízes e contribuir para a folia araruamense.

Eduardinho relembrou como assumiu a liderança do Bloco das Piranhas após o falecimento de seu pai. “Eu morava em Niterói e não tinha envolvimento com a organização do Bloco das Piranhas. Só que no último ano em que meu pai estava vivo, eu estive mais presente na produção do evento. No ano seguinte, eu senti a responsabilidade de preservar e dar continuidade a uma tradição que começou literalmente no quintal da minha casa”, contou.
José Eduardo, presidente do Cacique de Araruama destacou a importância de preservar e valorizar as raízes culturais, honrando os ancestrais e transmitindo esses valores de geração em geração. Desde a busca por patrocinadores até a conscientização sobre questões sociais, a organização do Cacique de Araruama ressalta a importância do apoio da comunidade e dos parceiros para manter viva essa tradição. Durante o décimo sexto episódio do PodCosta, os integrantes do Bloco Cacique de Araruama estiveram no estúdio e deram uma palhinha, cantando o samba enredo do bloco neste ano de 2024, e cantando o samba “O Amanhã”.
Uma das características mais marcantes do Bloco das Piranhas é a quebra de estereótipos e preconceitos. O tema deste ano, “Diga não ao preconceito, piranha-fobia é crime”, reforça o compromisso do bloco com a igualdade e o respeito. Uma das atrações do Bloco das Piranhas também é o caminhão pipa com toneladas de capirinha de limão, distruibuido gratuitamente. A bebida é preparada no dia do evento no Campo do União. A banda do bloco é liderada pelo carismático Rafael Sorriso, que é responsável por manter a energia lá em cima durante todo o desfile.
O Bloco Cacique de Araruama desfila neste domingo, dia 11, a partir das 20h30, no Centro. Já o Bloco das Piranhas será realizado na segunda-feira de carnaval , dia 12, a partir das 16 horas, também no centro de Araruama.