Algumas pessoas não sabem que existem diferentes tipos de ralos e nem em qual período ele é preciso ser comprado na obra, isso parece bem estranho, não é? Mas é bem mais comum do que se imagina. Basta dar um probleminha nele para lembrar como ele é importante e necessário.
Descrevendo este item, podemos dizer que o ralo é a saída de água da instalação sanitária de um cômodo, seja banheiro, cozinha, área externa de uma edificação, através de canos conectados projetados até o sumidouro, e que não permite a entrada de mau cheiro, insetos e acúmulo de água que gera infiltração.
Além de extremamente útil para garantir que o cômodo não fique alagado, o ralo não precisa ser uma peça feia no espaço. Existem muitos modelos de ralos para banheiro que são funcionais e ao mesmo tempo bonitos, ornando com a decoração.
Então, para ficar por dentro desse assunto e nunca mais esquecer e nem errar na escolha, conheça os principais tipos de ralos: seco, sifonado, linear, e o oculto.
Ralo Seco é o ralo mais simples que você pode encontrar; depois de instalado, a água entra nele e corre direto para o encanamento, não tendo nenhuma funcionalidade extra, por isso tem a desvantagem de não conter o mau cheiro e a entrada de insetos; logo, por ser comum, costuma ser o mais barato.
Ralo Sifonado: o seu sistema funciona como um sifão, servindo de barreira para o mau cheiro. Vale lembrar que este ralo conta com entradas para outras tubulações, mas, a tubulação do vaso sanitário deve ser feita a parte.
Ralo linear: esse é um modelo mais sofisticado, ideal principalmente para o Box do chuveiro e área externa. Este modelo encontramos no mercado em um comprimento maior.
Ralo Oculto: esse é o queridinho dos arquitetos e designers, por seu design permitir que o mesmo piso do banheiro seja colocado em cima, resultando num modelo discreto com passagem de água por fendas.
Então, em sua grande maioria, os ralos são encontrados nas medidas 10x10cm ou 15x15cm, salvo em exceções que são o linear e o oculto, que fogem desta regra.
Agora que você conhece cada um dos tipos, e sua importância, não se esqueça de se orientar quando construir ou reformar sua casa.
Boa semana e até a próxima com idéias e novidades.