Terceira idade: idosos investem em atividades físicas e boa qualidade de vida

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2022 a terceira idade ocupa mais de 11% da população total do Brasil. Ainda de acordo com o IBGE, em uma projeção de 2060, 25,47% da população brasileira será composta por idosos a partir de 65 anos, o que resulta em um aumento de 14,47%. Chegar nesta idade com saúde não é uma tarefa difícil se a rotina inclui a prática de atividades físicas.

O professor especialista em Musculação e pós-graduado em Atividade Física Adaptada e Saúde, Ivan Tavares, explica sobre a importância deste grupo etário praticar exercícios físicos. Os benefícios alcançam tanto a saúde física: desenvolve força muscular, fortalece o sistema imunológico e estimula o condicionamento físico, quanto a saúde mental: aumento da autoestima e auxílio na socialização.

“Atividades e exercícios ajudam a controlar as mudanças que ocorrem devido ao processo de envelhecimento. Portanto, é muito importante estimular o idoso a praticar exercícios físicos, melhorar sua saúde, prevenir o desenvolvimento de doenças e retardar as limitações funcionais”, informa.

Ivan ainda esclarece que para aqueles que nunca realizaram nenhuma atividade física é importante que haja o acompanhamento de um profissional habilitado e que os exercícios iniciais sejam de baixo impacto. Caminhadas, dança de salão e hidroginástica estão entre eles. “Em razão do processo de envelhecimento, o organismo das pessoas com mais de 60 anos torna-se mais vulnerável, necessitando de mais atenção. Então é necessário tomar alguns cuidados”

Com 68 anos, Rosa de Jesus realiza todas as tarefas domésticas e pratica diversos exercícios. Andar de bicicleta, fazer aula de Dança de Salão e Zumba estão entre as atividades que compõem sua semana. Rosa também já fez academia por quatro anos consecutivos, mas precisou dar uma pausa por conta da Chikungunya que contraiu em 2019.

“Em março de 2020 começou a pandemia e pararam as atividades na academia, justo quando eu iria voltar porque já estava me sentindo um pouco melhor da Chikungunya”.

Rosa ainda relata que busca manter uma boa alimentação  aliada aos exercícios físicos. “Procuro não comer comidas gordurosas, refrigerantes. Procuro me alimentar de frutas e proteínas. Me manter saudável”.

Com essa rotina elétrica, Rosa se sente feliz. Ela sempre esteve ativa, o que influenciou positivamente na saúde mental e emocional. Hoje, ela aparenta ser bem mais jovem do que é. “Eu tenho 68 anos, isso é o que diz o meu registro, mas a minha cabeça não diz isso. Me sinto bem! Gosto de rir, de dançar, de ir à praia”.

Como começar a me exercitar?

O professor de Educação Física, Ivan Tavares, separou algumas dicas para quem deseja iniciar a prática de atividade física: escolher uma atividade de baixa intensidade, “exercícios que estimulem sua capacidade funcional sem auxílio de cargas, se possível, nesse momento utilizando somente o peso corporal”. Beber bastante água, fazer alongamentos antes e depois dos exercícios e possuir uma boa alimentação são também um dos tópicos indispensáveis.

Portanto, é fácil você tentar incluir estes hábitos para manter uma vida mais saudável. E melhor, chegar à terceira idade com muita disposição.

@personalivantavares

Por Virgínia Carvalho, estagiária sob supervisão de Renata Castanho

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia