Uma das queixas mais frequentes, no dia a dia dos meus atendimentos, é a coceira dos pets. Muitas vezes essa queixa é desafiadora, pois nem sempre conseguimos identificar logo de primeira, o agente causador desse desconforto.
O que os tutores muitas vezes desconhecem, é que a coceira pode ser causada por: pulgas, piolhos, carrapatos, mosquitos, ácaros, pólen, produtos de limpeza, perfumes, poeira, cimento e até mesmo alguns tipos de alimentos.
Muitas das vezes, basta eliminar as pulguinhas que o problema estará resolvido, mas o grande desafio é identificar o agente causador da coceira, pois essa é a única maneira de livrar os bichinhos desse problema de uma forma definitiva.
Se o seu peludinho se coça, a melhor dica que eu posso dar é que você mantenha os “anti-pulgas” sempre em dia, dessa forma, conseguirá evitar a presença dessas criaturinhas tão indesejáveis e já irá minimizar boa parte do problema.
A outra dica é que utilize produtos de qualidade para os banhos, para não tirar a proteção natural da pele e aumentar o risco do desequilíbrio cutâneo.
Se mesmo assim seu pet continuar se coçando, o ideal é que ele seja avaliado por uma veterinária dermatologista, capaz de identificar mais facilmente o tipo de problema existente.
Para mais dicas sobre os cuidados com os pets, siga a nossa rede social @petpiccoli.com.br