Secretaria de Saúde de Cabo Frio promove capacitação para agentes comunitários

Encontro começou com foco em avanços da gestão e fortalecimento do SUAS, reunindo cerca de 200 pessoas para debater o tema

A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social teve início nesta quinta-feira (10) contando na abertura com as mensagens da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e superintendente da Gestão do SUAS, Jeanne Kássia Azevedo de Souza; do secretário de Assistência Social, Flávio Moreira; da superintendente de Gestão do SUAS na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Gabrielle Guimarães; da coordenadora-geral Administrativa Técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Michela Maria Polaquini; da superintendente Administrativa, Cíntia Meirelles; e da coordenadora do Programa Acessuas Trabalho, Mara Félix.

Durante a abertura, houve a leitura do regimento interno e a apresentação de balé e de uma banda de percussão formada por usuários dos CRAS Manoel Correia e Praia do Siqueira.

A equipe técnica deu início à palestra “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, proferida pela palestrante Gabrielle Guimarães, especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas e superintendente de Gestão do SUAS na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

No período da tarde, os grupos se dividiram de acordo com os eixos propostos na conferência: Universalização do SUAS; Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS; Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais; Gestão Democrática, Informação e Comunicação Transparente; e Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.

Na abertura do evento, o secretário de Assistência Social, Flávio Moreira, falou da importância da conferência para a discussão e a troca de ideias sobre as políticas municipais do setor.

“Aqui estão reunidos profissionais e representantes da sociedade civil que entendem do assunto e que certamente vão debater as melhores propostas para o fortalecimento do trabalho de assistência à população da nossa cidade”, destacou.

Para sexta-feira (11), a partir das 8h30, último dia do encontro, os participantes vão apresentar as propostas debatidas e serão escolhidos os delegados representantes do município que irão à Conferência Estadual.

Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e superintendente da Gestão do SUAS, Jeanne Kássia Azevedo de Souza, a conferência é um espaço máximo de reflexão e discussão da política de assistência social, que é tão fundamental quanto a educação e a saúde.

“Temos conselho, fundo e legislações federais específicas. A política de assistência social faz parte do tripé da seguridade social desde a Constituição Federal de 88. Com total apoio do governo municipal, vamos fortalecer o SUAS e ofertar serviços de qualidade. Tenho certeza de que Cabo Frio voltará a ser referência em assistência social”, concluiu.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia