Intervenção orienta visitantes e incentiva turismo consciente no parque natural
O Parque Municipal Dormitório das Garças Walter Bessa, um dos principais atrativos ambientais de Cabo Frio, ganhou novas placas informativas e educativas. A iniciativa, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, reforça as ações de conservação e orientação aos visitantes, além de contribuir para o ordenamento do espaço, preservação ambiental e o incentivo ao turismo ecológico consciente. A medida integra o cronograma de atividades do programa “Cabo Frio Educada”.
As placas apresentam informações sobre as características do parque, as espécies e ecossistemas presentes, bem como as regras de conduta e restrições, com o objetivo de promover a educação ambiental e estimular o respeito à fauna e à flora. Além da nova sinalização nas áreas internas, a fachada do parque foi revitalizada com a instalação de uma nova placa de boas-vindas, que dá mais visibilidade à entrada e reforça a identidade do espaço. Foram instaladas sinalizações indicativas de banheiros, trilhas e setores internos, bem como avisos sobre a proibição de churrascos e entrada com animais em áreas de preservação. As placas foram posicionadas em pontos estratégicos para facilitar a visualização e a compreensão das orientações por parte do público.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, Jailton Nogueira, a medida contribui para a sensibilização ambiental e a segurança dos visitantes. “O Dormitório das Garças é um patrimônio natural de Cabo Frio. Esse trabalho de sinalização e educação ambiental é fundamental, porque ajuda as pessoas a entenderem a importância de preservar e respeitar as restrições e orientações de conduta, além de colaborar para que a experiência de visitação seja segura, sustentável e responsável”, destacou.
O Dormitório das Garças abriga cerca de 1.400 garças-brancas-grandes, que passam a noite no local, além de espécies sazonais como colhereiros e garças-azuis, e cerca de outras 40 espécies de aves. Inserido em um ecossistema de manguezal, o parque funciona como um verdadeiro berçário natural para a vida marinha, abrigando nos primeiros estágios de desenvolvimento peixes e crustáceos, como camarões e caranguejos, que utilizam as áreas rasas e protegidas para crescer antes de seguirem para mar aberto.
O biólogo e supervisor da pasta, Paulo Roberto Braga, explica que a sinalização é essencial para manter o equilíbrio ambiental do parque: “Muitos visitantes promovem práticas irresponsáveis e que são vedadas dentro de uma unidade de conservação. Pessoas que fazem churrascos, deixam lixo pelo caminho, querem levar uma florzinha ou arrancar um ramo de planta. Então, essas placas ajudam a instruir, mostrando o que pode e o que não pode, para que possamos preservar esse espaço tão importante para as aves, para a vegetação de mangue e para a vida marinha”, complementou.
O trabalho de sinalização e educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente já foi implantado em outros pontos de preservação da cidade, como o Parque do Mico-Leão-Dourado, a Ilha do Japonês e em outras áreas de restinga e manguezais.
Ação continuada
A instalação das placas complementa um conjunto de ações que têm sido empregadas no Dormitório das Garças desde o início da gestão. O espaço foi oficialmente reinaugurado em março deste ano com novos atrativos e melhorias estruturais. As ações de revitalização incluíram a reconstrução do mirante de observação de aves de 10 metros de altura, restauração do deck, demarcação das trilhas, retomada das visitas guiadas e a recuperação de áreas verdes, com plantio de mudas nativas acompanhada da remoção de espécies invasoras, reforçando o compromisso com o manejo ambiental.
Criado em 29 de novembro de 2001 pela Lei n.º 1.596, o Parque Natural Municipal Dormitório das Garças Walter Bessa é uma unidade de conservação que protege um ecossistema singular de manguezal hipersalino às margens da Lagoa de Araruama. O espaço ocupa cerca de 215 mil metros quadrados e se consolidou como uma área de lazer, contemplação e aprendizado ambiental para a população.
O parque fica localizado ao longo da Avenida Wilson Mendes, no bairro Porto do Carro. As visitas guiadas devem ser agendadas previamente por e-mail, no endereço eletrônico pnmdg.visitas@gmail.com. Os interessados deverão preencher um formulário, que será submetido à aprovação. O local funciona de segunda a sábado, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h.