Entre os serviços oferecidos estiveram aferição de pressão, auriculoterapia, testagem para infecções sexualmente transmissíveis, além de vacinação contra gripe e tétano
O município de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no sábado (23) uma ação itinerante na colônia de pescadores do bairro Zacarias, oferecendo à população local diversos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, auriculoterapia, avaliação bucal, além de testagem para Sífilis, HIV, Hepatite B e C. A atividade simulou um circuito do bem-estar, onde o usuário passou por cada estação de trabalho para atendimentos multidisciplinares, conhecendo de perto a atuação da Estratégia de Saúde da Família. Cerca de 40 maricaenses foram atendidos por profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Barra, em parceria com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que atua no segundo distrito.
Durante a ação, as pessoas presentes também puderam se vacinar contra a Influenza (gripe), Hepatite B e Tétano; participaram de atividades educativas abordando formas de prevenção ao câncer de pele e praticaram exercícios físicos, estimulando um estilo de vida saudável. Os moradores foram acolhidos por uma equipe composta por profissionais das áreas de enfermagem, psicologia, nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia, recebendo orientações de saúde e encaminhamento para consultas na unidade.
Diversas atividades desenvolvidas nas USF contribuem para aproximar os usuários aos serviços oferecidos. Neste mês, profissionais do Nasf promoveram uma roda de conversa com 12 gestantes e puérperas na USF Ponta Negra, esclarecendo mitos sobre a gravidez, além de oferecer informações sobre amamentação, saúde bucal, caderneta da gestante, triagem auditiva neonatal, teste da linguinha e trabalho de parto. Durante a ação, a equipe também apresentou vídeos educativos e realizou o agendamento de consultas, otimizando o acolhimento a essas mulheres.
Fonte: Prefeitura de Maricá