Dia D de Beleza proporcionou cuidados com pacientes com cabeleireiros, manicures, maquiadores e barbeiros
A saúde física depende da emocional, que depende da ambiental, econômica, social… Ou seja, a saúde não depende somente de um fator, mas de um conjunto de elementos que se complementam. Pensando nisso, a equipe do Hospital Municipal São José Operário criou o projeto Dia da Beleza, para estimular e fortalecer a autoestima dos pacientes. Nesta terça-feira (9), foram oferecidos diversos serviços na unidade. Cortes de cabelo, serviços de manicure, maquiagem e barbearia transformaram o dia de quem está internado.
O projeto, desenvolvido pelos próprios funcionários do hospital, contou também com o apoio de familiares e amigos dos servidores que, juntos, fizeram a diferença na saúde emocional de quem não pode sair do leito hospitalar. O hospital conta com 58 leitos e 32 pacientes, pré-selecionados pelo quadro clínico, participaram do Dia da Beleza.
“Hoje atendemos os pacientes da clínica médica e vascular. Alguns não puderam participar por conta do quadro clínico que não permitia. Mas a nossa intenção é promover essa ação uma vez por mês. Ela faz a diferença na vida dos pacientes e na dos funcionários também, que têm a oportunidade de colocar em prática a humanização do atendimento, um dos pilares da nossa gestão”, explicou Flávia Cunha, diretora administrativa da unidade.
O gesto de cuidado e carinho foi bem recebido pelos pacientes. Dona Maria de Fátima, que fez as unhas, comentou que o projeto “ajuda na autoestima” e, com um sorriso de agradecimento, finalizou: “É muito bom”.