Com o desejo de, cada vez mais, alavancar o turismo esportivo e muitas estratégias de atração através de obras de infraestrutura e de investimentos em outros setores como saúde, com a construção de um grande complexo hospitalar, a prefeita de Saquarema, Manoela Peres realizou o I Fórum Municipal de Turismo que contou com a presença de um grande público do setor, imprensa e autoridades locais e do Estado do Rio de Janeiro, como o secretário de Turismo Sávio Neves.


A abertura do evento aconteceu às 9 horas, na Casa do Canto em Itaúna e fizeram parte da mesa a prefeita Manoela Peres, o vice-prefeito Rômulo Gomes, o secretário municipal de Turismo Rafael Castro e o de Educação, Antonio Peres Alves, o secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, o presidente da WSL (empresa organizadora de campeonatos do Surf) na América Latina, Ivan Martinho, entre outros.
A prefeita Manoela reafirmou o seu compromisso com o turismo esportivo.
“É necessário que a gente se planeje, coloque as metas que queremos alcançar, os prazos que queremos atingir, trabalhando no fortalecimento do turismo em Saquarema. Hoje estamos plantando uma semente e eu sempre digo que todo investimento aqui feito, seja em infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população é para nós mesmos que aqui vivemos e criamos os nossos filhos. Grandes empresas estão sendo instaladas aqui e isso mostra a credibilidade de nossa cidade em relação ao seu crescimento”, disse a prefeita.
Manoela ressaltou, ainda, os grandes eventos esportivos que tem realizado como o Campeonato de Paramotor que reuniu atletas de 11 países e os de Surf. “Tenho certeza de que daqui sairão grandes parcerias e grandes ideias, para que a gente escreva o nome de Saquarema no roteiro turístico do país e quem sabe do mundo”, finalizou.
O secretário de estado de Turismo, Sávio Neves, reafirmou o potencial turístico de Saquarema.
“Saquarema tem essa vocação natural para o turismo, talvez seja a sua atividade econômica mais importante. O estado tem que criar um plano estratégico para os próximos 10 anos. Estamos aqui numa cidade que tem uma vocação incrível para o turismo, e Saquarema tem liderado esse processo não só aqui na Região dos Lagos como em todo o estado, através de eventos internacionais, esportivos e culturais”, disse ele.


O secretário municipal de turismo, Rafael Castro, falou ao Portal Costa do Sol sobre a importância do evento.
“É muito importante para todo o setor turístico de toda a Região, porque Saquarema tem recebido eventos de nível internacional. Muito feliz por estarmos realizando esse Fórum que foi adiado por conta da pandemia. Espero que seja um marco para a retomada do turismo”, ponderou.


Pablo Kling, diretor de Marketing da TurisRio que falou sobre Turismo em rede salientou:
“A importância do turismo em rede, em desenvolver todos os interlocutores, todos os partícipes de toda a cadeia produtiva do turismo. A Organização Mundial do Turismo estima que o mesmo envolve 52 setores da economia, como alimentação, transporte, hospedagem e como envolvê-los para que saiam lucrando com toda a atividade turística. A Costa do Sol é uma joia do estado do Rio de Janeiro”, disse ele.

O secretário de Educação e Desenvolvimento Econômico, Antonio Peres Alves, falou sobre a importância do incremento do turismo para a economia da cidade.
“No passado nós tínhamos os veranistas que vinham passar as férias escolares, mas traziam tudo e pra cidade restava pouca coisa desse turismo. As pousadas vazias, os restaurantes vazios. Então se mostrou a necessidade do turismo receptivo, aquele em que a pessoa vem para ficar no hotel, que vai adquirir um artesanato, enfim esse é o turismo que gera renda para o Município. E estamos mudando esse perfil turístico e a opção foi o turismo esportivo que tem a ver com Saquarema, que é conhecida mundialmente como a Cidade do Surf. E o Campeonato Mundial de Surf é o evento que mais traz receita para o Município e para o comércio, mais até que o Carnaval. Aqui temos o surf, o Centro de Treinamento do Vôlei, único no mundo, melhores rampas de vôo livre. ”, finalizou.

O presidente da WSL na America Latina, Ivan Martinho falou de sua felicidade em ver um Forum com a predominância de mulheres na plateia.


“Um dos nossos valores de posicionamento é a igualdade, nós fomos a primeira liga do mundo a pagar premiação igual pra homens e mulheres. Estamos trabalhando para ter o mesmo número de atletas mulheres no esporte”, disse ele.
Ivan falou sobre os últimos Campeonatos de Surf antes da pandemia e o que pretende para este ano nas praias de Saquarema.

“Em 2019 tivemos 100% da ocupação hoteleira e o evento foi considerado bom e muito bom por 90% dos entrevistados. Então esse ano estamos nos preparando para alcançarmos um percentual ainda maior. Porque Saquarema tem uma vocação turística e foi construindo essas histórias através do esporte. As pessoas assimilam o nome de Saquarema ao Surf, embora saibam que Saquarema tem muito mais, esse paraíso aqui está sendo bem aproveitado não somente pelo bom uso das pessoas mas também economicamente, que é o que faz uma cidade crescer. Vamos fazer esse ano 3 grandes eventos: dia 23 de junho até 30 de junho, o Oi Rio Pro com a maior estrutura da América Latina, depois em setembro e em novembro, no feriado de finados. Saquarema é abençoada pelas belezas naturais, localização e pelo povo que tem. Pelos dados do Ibope, 4 milhões de pessoas praticam o surf no Brasil e 25 milhões são fãs do esporte”, finalizou.
Por Renata Castanho e Fernanda Santana