Saquarema pronta para se tornar Capital Nacional do Esporte

A cidade de Saquarema na Região dos Lagos está se firmando como uma referência nacional na realização de grandes eventos esportivos. Além de ser reconhecida como “Capital Nacional do Surf” recebendo grandes competições nacionais e internacionais, nas praias do município, a cidade também é sede da Confederação Brasileira de Vôlei.

O Portal Costa do Sol entrevistou a Prefeita Manoela Peres sobre as ações da gestão municipal que têm contribuído para o destaque da cidade no cenário esportivo brasileiro:

“Estamos preparando a infraestrutura da cidade para receber a grande movimentação de público que esses eventos trazem. Realizandoobras em vários pontos,principalmente de drenagem em locais que apresentavam alagamento. Esses serviços vão beneficiar principalmente os nossos moradores”, explicou a Prefeita.

Os eventos esportivos também fomentam outra importante vocação local: o turismo. A rede hoteleira e o comércio ganham com a movimentação dos atletas e do público que vêm prestigiar as competições e fica hospedado.

“A Secretaria Municipal de Turismo está em constante contato com a rede hoteleira, buscando sempre alinhar as ideias e aprimorar os serviços oferecidos. Antes havia questionamentos sobre a falta de vagas nos hotéis e pousadas e valores das hospedagens, o que acabava afastando o público. Hoje já estamos preparados para receber esse turismo,” destacou Manoela Peres.

Como forma de atrair os eventos o município oferece a estrutura para a realização: “Temos, por exemplo, uma grande parceria com a Liga Mundial de Surf – WSL na realização de eventos. Oferecemos a infraestrutura e todo o apoio para realização das competições.Saquarema é a única cidadea sediar trêscampeonatos de surfe realizados pela WSL, em um mesmo ano,” ressaltou.

Em janeiro desse ano a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia movimentou a praia de Itaúna, na cidade, com a presença de grandes atletas e cerca de 4.500 amantes do esporte que passaram pela arena no período. O município também é a “Casa do Vôlei Brasileiro”, tendo a sede da Confederação Brasileira de Vôlei localizada na cidade.

“Estamos sempre estreitando os laços com a CBV. Realizamos uma concessão, onde demos o terreno para confederação, e eles montaram a base. Com a pandemia tivemos que diminuir as ações voltadas para os munícipes que eram realizadas lá. Com a retomada das atividades vamos dar continuidade a esses projetos. Voltaremos a ter aulas de vôlei para as crianças e visitas dos alunos das redes municipais para conhecerem os atletas”.

A movimentação na área esportiva também traz reflexos positivos para a população, aquecendo a economia e gerando mais empregos e renda para a os moradores.

“Quando trouxemos de volta o campeonato de surf para Saquarema ouvimos o questionamento sobre o que ficaria de legado para os moradores. Pensando no desenvolvimento da cidade criamos o Centro de Treinamento de Surf que conta com a escolinha que vai lapidar os atletas locais e quem sabe descobrir novos talentos. O local também vai oferecer apoio para os atletas profissionais da cidade, com acompanhamento físico, nutricional e de fisioterapeutas. Sem falar da parte econômica com grande lotação dos hotéis, pousadas, restaurantes e comércio. Segundo os comerciantes eles têm um retorno econômico maior até do que no carnaval” destacou Manoela.

A Prefeitura também possui outros projetos de incentivo ao esporte como o “Bolsa Atleta” que beneficia 50 atletas locais, Segundo a Prefeitura o objetivo é ampliar esse número. A cidade também possui uma van exclusiva para o transporte de atletas que vão competir em outras localidades.

“Lançamos o Projeto Jiu-jítsu nas Escolas que oferece aulas para as crianças da rede municipal. Nossa intenção é descobrir novos talentos e apoiar para que se tornem futuros medalhistas”, explicou a Prefeita sobre o objetivo de tornar Saquarema, também, uma referência no Jiu-jítsu nacional.

A cidade também possui projetos futuros como o Projeto Saquarema Viva + Esportes que está em fase de elaboração e vai implementar diversos núcleos esportivos com atividades 100% gratuitas, por todo o município, contemplando modalidades esportivas coletivas, tais como: futebol de campo, futebol society, futsal, vôlei de praia, vôlei de quadra, futvôlei, Beach tennis, circuito funcional, ginástica para 3ª idade, danças (zumba), entre outras modalidades. Projeto terá capacidade para atender até 1600 alunos, espalhados pelos 16 núcleos.

Saquarema possui um calendário extenso de eventos esportivos:

Abril: Mundial de Paramotor Clássico FAI  -20/04 a 30/04

Mais aqui: https://www.saquarema.rj.gov.br/saquarema-recebera-mundial-de-paramotor-classico-fai/

Junho: WCT – Mundial de Surf da WSL /Sul Americano de Rugby – 10/06 a 12/06 / Aberto Circuito Brasileiro de Volei de Praia 02/06 a 05/06

Agosto:  Festival AlohaSpirit – 19/08 e 21/08/ Tour do Rio – Ciclismo – 27/08 e 28/08

Setembro – Saquarema Surf Festival – QS – WSL – 19/09 a 25/09

Novembro – Challenger Series WSL – Corona Saquarema PRO – 01/11 e 08/11

Segundo a Prefeitura o município também está em fase de negociação para sediar outras importantescompetições: Circuito Brasileiro de Ciclismo, Campeonato Brasileiro de Voo Livre, Campeonato Mundial de Vôlei de Praia entre outras.

Por Fernanda Guterres Santana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia