A Prefeitura de Saquarema iniciou, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e a Multivacinação. Idealizada pelo Ministério da Saúde, a campanha segue até o dia 09 de setembro, com o “Dia D” no sábado, 20 de agosto.
Conforme orientações do Ministério da Saúde, o público-alvo para a campanha deste ano envolve as crianças de 01 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, também deverão comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode levar a paralisias musculares e até mesmo à morte.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. João Alberto Oliveira, é importante que todo público-alvo se vacine, mesmo quem já se vacinou em outra ocasião: “Somente com as vacinas poderemos proteger as nossas crianças. A vacinação é a única forma de prevenção.”
Neste ano, a campanha tem um diferencial. Após a liberação do Ministério da Saúde, as crianças que estão em idade de receber as doses contra a Covid-19 também poderão ser imunizadas no mesmo momento em que receberem a vacina da Pólio.
Os postos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h. Com exceção da UBS do Engenho Grande e da ESF do Centro de Saquarema, os demais postos estão com as doses em estoque para realizar a vacinação.