Sandra Mendez e a sua arte inspiradora no Tear

Tecelagem é o ato de tecer, através do entrelaçamento de fios de trama com fios de teia, formando tecidos.

Essa arte milenar nasceu no Oriente e permanece atraindo um público cada vez mais ávido pelas formas naturais e pela beleza das inúmeras possibilidades de suas tramas.

Sandra Mendez é uma tecelã apaixonada e dedicada a esse ofício há mais de 20 anos.

– Comecei a empreender como artesã através de uma amiga da Cooperativa ‘Nós da Trama’, onde fizemos muitos trabalhos para novelas, como: ‘Força de um Desejo’, ‘Os Maias’ e ‘A muralha’. Mas teve uma novela que me inspirou a confeccionar bolsas, a ‘Estrela Guia’. A direção de arte me encomendou uma bolsa de tear para a personagem da Sandy. Com o sucesso do acessório, me estimulei a fazer bolsas. A partir daí criei a marca ‘Pura Mixtura’, onde a gente faz os tecidos nos teares especificamente para bolsas, diz Sandra.

Sandra Mendez descobriu o tear em 2002 e desde então essa é a sua atividade.

-A tecelagem tem várias vertentes, você usa para moda, decoração, vestuário.  Tem que fazer as padronagens de acordo com o que vai utilizar. Roupa é um tecido mais fino, acessório é mais pesado. Eu sempre achei mais fácil vender uma bolsa do que um rolo de tecido. A moda é lançada no hemisfério norte 1 ano antes de chegar ao Brasil, a gente fica atrasado algumas estações. Então, faço pesquisas em sites da Itália, Espanha, para ver o ‘stret’, porque nem tudo que está nas passarelas vem pra rua, explica ela.

Sandra Mendez explica que no início de seu trabalho, era autodidata, mas alguns anos depois sentiu necessidade de um aprendizado maior para suporte de sua empresa.

– Em 2008 eu fui convidada a participar do ‘Fashion Business’, onde estive por 4 edições, através do Núcleo Criativo apoiado pela Firjan, que me ajudou muito porque tínhamos incentivo de profissionais ligados à moda, logo foi aberto um canal imenso pra mim. Na época da Cooperativa tivemos um projeto chamado ‘Arte e Indústria’, onde a Maria Fernanda Lucena, figurinista da Globo deu toda assistência na parte de acessórios. Depois fui convidada a participar do Núcleo Criativo do Polo aqui da Região, onde fiquei durante 4 edições. Aprendi, por exemplo, detalhes de como fazer uma precificação, pontua.

A tecelã Sandra faz a divulgação e venda de suas bolsas em algumas feiras no Rio de Janeiro através do Circuito de Economia Solidária Rio Ecosol, promovido pela Prefeitura do Rio.

-Participo das feiras no Largo do Machado (Catete), nas Praças Sãens Pena e Afonso Pena (Tijuca) e na Praça Antero de Quental no Leblon. Além das vendas pela internet, através das redes sociais. A lojinha física que nós temos aqui em Araruama é onde funciona a oficina. Abro a loja 3 vezes na semana. Não é aberto todo dia, os interessados têm que se comunicar através da rede social para saber o horário que a gente estará aberto, explica.

Como bons empreendedores, novos projetos sempre estão por vir. “A gente pensa em expandir e levar o nosso produto para Europa, trabalhando nas feiras de artesanato em Portugal e na Espanha”, finaliza.

Por Renata Castanho

Pura Mixtura: Rua Casimiro de Abreu, número 33, próximo à Auto Escola Araruama, Centro.

Instagram: @puramixtura

Facebook: Pura Mixtura

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia