As enfermeiras têm desenvolvido ações educativas nos equipamentos públicos como creches e escolas
O Posto de Saúde da Família do Âncora em Rio das Ostras tem buscado desenvolver um trabalho que vai além das consultas médicas e de enfermagem. Nesta quarta-feira (29), enfermeiras da unidade desenvolveram oficinas de cuidado à criança com piolho ou sarna, na Creche Municipal Maria Rosa Ribeiro Pinheiro – Tia Didi, no Âncora.
Na ação foram realizadas oficinas de preparo de xampu e sabonete naturais, a base de plantas medicinais, que ajudam no combate dessas doenças. Mais uma forma de cuidado complementar ao tratamento médico que já é oferecido dentro da unidade de saúde. Além disso, o encontro também deu orientações e fortaleceu o diálogo com as famílias e crianças.
A atuação desses profissionais que realizam ações educativas nas creches e escolas faz parte do Programa de Saúde nas Escolas, que amplia a atenção à saúde de toda família.
A Pediculose da cabeça é a infestação dos cabelos pelo parasita Pediculus humanus. Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue. A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.
A Escabiose ou Sarna é uma doença de pele contagiosa que provoca muita coceira, causada por um ácaro minúsculo. A sarna é contagiosa e se espalha rapidamente por meio do contato físico nas famílias, escolas ou casas de repouso.
O sintoma mais comum da sarna é a coceira intensa na área onde os ácaros se agrupam.
O Programa Saúde na Escola (PSE) desenvolve políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira que se unem para promover saúde e educação integral. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
As oficinas fazem parte de um conjunto de ações educativas desenvolvidas pela Unidade de Saúde da Família do Âncora, em parceria com Universidade Federal Fluminense – UFF Rio das Ostras, e outros parceiros, como um grupo de mulheres que trabalham com ervas e plantas medicinais como o GT – Mulheres da Articulação de Agroecologia Serramar e a Energia das Pérolas de Rio das Ostras.
Fonte: Prefeitura de Rio das Ostras