Pais levam filhos aos postos e reforçam confiança na eficácia das vacinas. Não será necessária receita médica para vacinar a criança
Rio das Ostras começou a vacinar nesta quarta-feira, dia 02, crianças sem comorbidades na faixa etária dos 11 anos. Um momento aguardado pela garotada e comemorado por pais e responsáveis, conscientes de que a imunização é fundamental para a Saúde e o bem-estar de seus filhos.
“As crianças devem ser estimuladas a virem se vacinar, sempre com informações precisas e claras oferecidas pelos pais e reforçadas, caso necessário, pelo pessoal da Saúde. Elas precisam ter um exemplo a seguir, com a consciência de que a atitude pode salvar vidas” destaca a Enfermeira Renata Henrique, 34 anos, responsável pelo Polo de vacinação instalado pela Secretaria de Saúde em um dos prédios da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Rio das Ostras.
Para as crianças se vacinarem é necessário apresentar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou identidade, CPF ou Cartão do SUS; Comprovante de Residência; Caderneta de vacinação da criança (é preciso considerar a necessidade de avaliação técnica sobre o intervalo recomendado entre a vacina Covid-19 e as demais vacinas do Calendário Nacional de Imunização, de 15 dias).
A vacinação de menores de 11 anos, sem comorbidades, prossegue nesta quinta-feira, dia 3, das 08h às 16h, nos Polos Casa da Criança em Cidade Praiana e UFF Rio das Ostras.
Na sexta-feira, dia 4 de fevereiro, será a vez das crianças sem comorbidades de 10 anos, das 08h às 16h, nos Polos, Casa da Criança em Cidade Praiana e UFF Rio das Ostras
Conforme orientação em Nota Técnica, os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no ato da vacinação. Em caso de ausência destes, um adulto poderá acompanhar a criança portando a autorização de consentimento por escrito (modelo de declaração disponível nos Polos de Vacinação Pediátrica). Não será necessária receita médica para vacinar a criança.