Encontro contou com a presença da comissão do programa no município, associação e moradores
A Prefeitura de Cabo Frio realizou, nessa quinta-feira (3), mais uma reunião com a associação de moradores e a população do Pontal do Peró para alinhar as próximas etapas da implantação do selo Bandeira Azul na praia do bairro.
O encontro acontece após a pré-aprovação das praias do Peró, Foguete e Pontal do Peró – as duas últimas de forma inédita – pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul para a temporada 2025/2026. Agora, as três seguem para a etapa internacional de avaliação, conduzida pela Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca.
Durante a reunião, conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, foram discutidas ações previstas no regramento internacional do programa, como educação ambiental, infraestrutura de apoio, acessibilidade e gestão de resíduos.
“Estamos dando mais um passo importante rumo à implantação do Bandeira Azul, com foco na qualidade ambiental, na segurança e na participação ativa da comunidade, que é fundamental nesse processo”, destacou o secretário Jailton Nogueira.
O selo Bandeira Azul é uma das mais importantes certificações ambientais do mundo, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo que atendem a exigências rigorosas relacionadas à qualidade da água, gestão ambiental, infraestrutura, segurança e educação ambiental.
Cabo Frio já é destaque no programa com a Praia do Peró, que possui o selo há sete temporadas consecutivas e está em processo de renovação para a oitava. O andamento das candidaturas foi divulgado pela coordenação do programa no Brasil no dia 17 de junho.
Com a pré-aprovação, o município passa a integrar a seleta lista de 60 destinos brasileiros que atenderam aos critérios nacionais e aguardam a chancela da comissão internacional. A visita técnica e a análise final da documentação estão previstas para setembro, com divulgação do resultado em outubro, durante a cerimônia oficial de entrega da certificação.