A última semana foi marcada nas redes sociais pela já tradicional enxurrada de pessoas compartilhando a sua retrospectiva anual no Spotify, conforme o serviço de streaming disponibilizou a todos os usuários sua famosa seção de fim de ano. O próprio Spotify divulgou os conteúdos mais escutados em 2023 no Brasil e no mundo.
Ana Castela ocupou o primeiro lugar no ranking de mais escutados, enquanto Alok e Anitta foram os brasileiros mais ouvidos ao redor do mundo. Já o Podpah foi o podcast mais acessado no Brasil pelo segundo ano consecutivo. O gênero musical mais escutado em 2023 foi o sertanejo. Em seguida, ficaram arrocha, pop, funk e trap brasileiro. Os artistas mais ouvidos no Brasil foram Ana Castela, Henrique & Juliano, MC Ryan, Marília Mendonça e Jorge & Mateus. A música mais ouvida foi “Nosso Quadro”, de Ana Castela. Já a playlist mundial é liderada por Taylor Swift, com mais de 26 bilhões de plays, seguida de Bad Bunny, The Weeknd, Drake e Peso Pluma. A música mais ouvida do mundo ficou com “Flowers”, de Miley Cyrus.
Youtube
O Youtube também divulgou suas listas dos vídeos e criadores mais assistidos do ano. Os conteúdos preferidos do público brasileiro, claro, foram as transmissões esportivas ao vivo e os clipes de músicas sertanejas. Entre os destaques, o canal CazéTV conquistou o primeiro lugar do Top Trending Videos com a semifinal do campeonato carioca entre Flamengo e Vasco. Já Leonardo Dacardia e sua avó Carminha lideram o ranking no segmento YouTube Shorts. A apresentação da cantora Rihanna no show do intervalo do Super Bowl ficou em segundo lugar no Top Trending Videos do Brasil.
Na lista de músicas mais ouvidas no Brasil, Ana Castela aparece no topo, seguida por Simone Mendes, assim como foi no Spotify. O criador de conteúdo americano MrBeast conquistou mais uma vez o primeiro lugar do ranking Top Creators no Brasil aproveitando o recurso de áudio em vários idiomas do YouTube que dubla seus vídeos para o português.
Além de MrBeast, estão na lista também os canais Enaldinho, Micael Melo, Emilly Vick e Natan por Aí. A grande maioria deles, como podemos ver, com conteúdos infantis ou para pré-adolescentes. Já no aplicativo YouTube Music, concorrente direto do Spotify, o público também pode conferir a lista personalizada com a retrospectiva 2023 dos artistas e músicas mais ouvidas no ano.
Dica
E essa é a dica de conteúdo que te dou hoje: como estamos no último mês do ano, já pense aí na retrospectiva de conteúdo da sua empresa. Mês a mês, é bom rever as postagens que deram mais certo, com mais engajamento, rever momentos marcantes e recarregar a cabeça pra fazer posts melhores em 2024. Além dos seus próprios posts, você também pode fazer uma retrospectiva sobre o seu mercado, selecionando as notícias mais importantes sobre o seu ramo de atividade em cada mês do ano. Com todos os problemas de 2023, eu acredito que muito provavelmente ele deve ter sido melhor do que os últimos dois anos, que foram marcados pela pandemia da Covid-19.
Então, aproveite esse restinho de ano, que passou rápido pra caramba, e faça não só o balanço da sua empresa, do seu negócio ou da sua carreira, mas também um balanço da sua vida! Aproveite o fim de ano também para refletir sobre a presença digital que você quer ter no ano que vem. Qual a presença digital que você quer ter em 2024? Me conta no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!