O 7º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental reuniu a imprensa regional em uma noite de celebração em Cabo Frio. A Rádio Costa do Sol FM comemorou a conquista do 2º lugar na categoria Radiojornalismo, com a matéria “Quando a lagoa respira, as cidades caminham” do jornalista Luis Felipe Rodrigues. É o terceiro ano consecutivo que a rádio é vitoriosa no Prêmio Prolagos.
O trabalho do jornalista foi reconhecido pela sensibilidade ao mostrar como a recuperação da Lagoa de Araruama impacta diretamente o cotidiano das cidades do entorno: “Tenho muito orgulho de receber esse prêmio pelo 3º ano consecutivo. A Costa do Sol FM sempre foi uma grande parceira e agradeço demais pela confiança e carinho com meu trabalho”, destacou.

A edição também marcou a estreia da categoria Trata Bem, dedicada a reportagens que abordam o impacto do saneamento na qualidade de vida. Ao todo, sete categorias premiaram produções que deram visibilidade ao meio ambiente, ao saneamento e às transformações sociais da Região dos Lagos.
O diretor-presidente da Prolagos, Sinval Andrade, reafirmou o legado e os próximos passos da empresa. “Para todos nós, esta noite é muito gratificante. Estamos aqui incentivando e reconhecendo esta atividade tão importante que é o jornalismo. O jornalista busca a verdade, ele busca a notícia de maneira fidedigna. A notícia conta a nossa história a cada dia e é, realmente, o canal da população poder ver e falar. O jornalista é o olho da população e a voz daqueles que não têm voz. Por isso, temos que incentivar essa atividade, para que as pessoas conheçam e registrem a nossa história. O jornalismo e a notícia fazem isso muito bem”, disse Sinval.
Confira abaixo os vencedores de todas as categorias:
Jornalismo Universitário
Eduarda Silva – Agência Experimental UVA
Telejornalismo
1º lugar – Radá Calisto – Record Interior RJ
2º lugar – Fred D’Amato – InterTV RJ
Trata Bem
1º lugar – Mauricio Mizumoto – Jornal Hora Certa
2º lugar – Alysson Nogueira – Fonte Certa
Mídias alternativas
1º lugar – Glauber Ribeiro – Rlagos Notícias
2º lugar – Camila Raupp – Prensa de Babel Podcast
Webjornalismo
1º lugar – Fernanda Carriço – Fonte Certa
2º lugar – Ludmila Lopes – RC24H
Radiojornalismo
1º lugar – Suellen Rodrigues – Estação 104 FM
2º lugar – Luis Felipe Rodrigues – Rádio Costa do Sol
Fotojornalismo
1º lugar – Mariana Ricci – Folha dos Lagos
2º lugar – Helena Dias – Fonte Certa
A Rádio Costa do Sol acumula importantes reconhecimentos ao longo dos últimos anos. Em 2022, conquistou o 3º lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo, e em 2023 integrou o programa internacional “Acelerando Negócios Digitais”, criando o podcast PodCosta. No mesmo ano, venceu o 5º Prêmio Prolagos. Em 2024, ganhou o 1º lugar estadual em fotojornalismo no Prêmio Sebrae de Jornalismo e, no fim de 2024, alcançou o 2º lugar no Prêmio Prolagos na categoria radiojornalismo.
