A Rádio Costa do Sol conquistou, na noite de ontem (12/12), o 1° lugar na categoria Radiojornalismo do 5º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, realizado em Cabo Frio.
A matéria campeã “Jeriguaba: de Laguna morta à Bandeira Azul” foi uma reportagem do jornalista Luiz Felipe Rodrigues, com produção da jornalista Fernanda Santana. O tema tratou do processo de certificação da Praia dos Ubás, em Iguaba Grande, no Programa Bandeira Azul. O local foi a primeira praia lagunar a receber essa certificação internacional.
“Para mim, é muito gratificante e até curioso ganhar o prêmio nessa categoria, porque quando eu entrei na faculdade, eu nem me imaginava fazendo rádio, não tinha interesse, mas quando eu entrei na Rádio Costa do Sol e quando eu tive a experiência de rádio, eu falei: é um caminho para mim, é uma possibilidade. É muito gratificante, porque eu acho que coroa um trabalho que eu desenvolvi na Costa, com muitos outros temas e muitas outras questões. Ter a oportunidade de fazer esse trabalho foi muito bacana, ainda mais com a equipe da empresa e com colegas muito queridos”, destacou Luiz Felipe Rodrigues sobre a conquista.
O concurso que contou com sete categorias, teve o objetivo de incentivar e valorizar a produção jornalística local, especialmente aquela que aborda temas como saneamento e a influência direta na preservação ambiental, saúde pública e desenvolvimento urbano.
“Estou muito feliz com a importante premiação e de saber que estamos atingindo nosso objetivo que é de levar informação relevante para a nossa região”, frisou o Diretor Executivo do Sistema MDC de Comunicação, grupo que a Rádio Costa do Sol FM faz parte, Tarcísio Diamantino.
Vídeo: João Vitor Brum
Este ano, em celebração aos 25 anos de atuação da concessionária, o tema “O Legado do Saneamento na Região dos Lagos” instigou os participantes a explorarem histórias que destacam o impacto positivo dos investimentos em distribuição de água e tratamento de esgoto na vida das pessoas.
“A importância desse prêmio é principalmente pelo trabalho com relação à questão ambiental. Temos uma grande atenção na emissora Costa do Sol, no portal de notícias e também no podcast, com as questões ambientais e sociais. Ter recebido esse prêmio é um grande incentivo aos nossos colaboradores e também para a nossa missão da empresa, que é estabelecer um caminho certo para o futuro, respeitando as leis ambientais. Espero que o ano que vem a gente esteja lá com mais trabalhos. Parabéns aos organizadores do Prêmio pela valorização dos profissionais de comunicação da Região dos Lagos”, destacou a Diretora da Rádio Costa do Sol, Kátia Cardoso.
Escute a reportagem vencedora “Jeriguaba: de Laguna morta à Bandeira Azul” :
Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2022
A Costa do Sol também já recebeu outros prêmios de jornalismo. O Portal Costa do Sol foi finalista da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2022. A matéria “Projeto Bonecas Negras resgata cultura e artesanato em Armação dos Búzios”, da jornalista Fernanda Guterres Santana, conquistou o terceiro lugar na categoria jornalismo em texto.
Acelerando Negócios Digitais 2023
Este ano a Rádio também foi contemplada no edital “Acelerando Negócios Digitais 2023”, programa promovido pelo ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas), em parceria com a Meta (Facebook / Instagram) e diferentes associações de mídia brasileiras. O edital possibilitou a implantação do novo estúdio de podcast e o lançamento do PodCosta. O projeto foi elaborado pelo Diretor Executivo do Sistema MDC de Comunicação, Tarcísio Diamantino, e pela jornalista Fernanda Santana.
Araruama também é destaque no Jornalismo Impresso
O jornalista Celio Pimentel, do Jornal Hora Certa, com sede em Araruama, recebeu o 2º Lugar no Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental na categoria Jornalismo Impresso.
“É com grande honra que recebo o Prêmio com a matéria “A Prolagos e a Revolução Ambiental na Região dos Lagos”, publicada na edição de outubro do Jornal Hora Certa. Esta conquista representa não apenas um reconhecimento do meu trabalho, mas também um tributo à importância da preservação ambiental na região. Como historiador, jornalista e documentarista, comprometido com a causa ambiental há mais de duas décadas, é gratificante ver o impacto positivo das ações voltadas para a preservação da Lagoa de Araruama e para a universalização do saneamento básico na região”, destacou Celio Pimentel.
Por Fernanda Guterres Santana