Procon RJ faz ação para orientar turistas que desembarcaram na capital fluminense

Guia, lançado em janeiro, foi distribuído na chegada de cruzeiro para consumidores turistas

Com a proximidade do Carnaval, evento em que o Rio de Janeiro recebe milhares de turistas, tanto nacionais quanto estrangeiros, o Procon Estadual realizou uma ação de orientação com visitantes que desembarcavam no Pier Mauá, na Zona Portuária da capital fluminense. O objetivo desse trabalho foi instruir turistas, por meio da distribuição do Guia do Consumidor Turista, que foi lançado em 26 de janeiro deste ano.

O guia contém dicas e orientações importantes baseadas no Código de Defesa do Consumidor para que os visitantes tenham uma experiência agradável. Instruções quanto às formas de pagamentos dos transportes públicos e privados, orientações nos casos de cancelamentos ou atrasos de voos e ônibus, além de dicas sobre hospedagem, restaurantes, ingressos e serviços, estão disponíveis neste manual, em três idiomas, que também pode ser acessado via QRcode. 

 – Nesse ano, só na temporada de cruzeiros, a estimativa é que cerca de 500 mil turistas passem pela cidade, segundo o Píer Mauá e a CVC Brasil. É muito importante garantir que eles tenham uma experiência de qualidade e que possam contar com o Procon estadual em algum problema sobre relação de consumo – explicou Cássio Coelho, presidente do Procon/RJ.

Para Coelho, o importante é que o consumidor seja bem atendido e tenha os seus problemas resolvidos para retornar ao Rio de Janeiro.

– Foi criado um guia objetivo, que aborda os principais temas que podem gerar dúvidas e evitar aborrecimentos, com a intenção de proteger, orientar e acolher nossos visitantes consumidores, que tanto contribuem para a economia do estado. É importante que o fornecedor entenda que o consumidor bem atendido, respeitado nos seus direitos consumeristas, com soluções rápidas, tem maior chance de retornar ao nosso estado e ainda pode recomendar o Rio como um bom destino de viagem – afirmou Coelho.

Além disso, a autarquia possui um grupo de trabalho direcionado ao atendimento do consumidor turista, o Procontur, que visa dar maior rapidez a solução dos problemas, já que este público está de passagem pelo Rio. Esta equipe fará plantão especial nos dias de Carnaval.

O consumidor que desejar acessar o guia poderá fazê-lo pelo link: https://bit.ly/Guia_para_o_consumidor_turista_ProconRJ

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia