Projeto é referência em longevidade, cuidado e impacto social no envelhecimento ativo
A Prefeitura de Saquarema marcou presença no Rio Innovation Week 2025 (RIW25) apresentando o projeto Centro Dia do Idoso, que se tornou um modelo de referência em políticas públicas para a população 60+.
A Secretária de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres, apresentou a iniciativa, que combina cuidado, inovação e um significativo impacto social e econômico: “O Centro Dia de Saquarema não é apenas um espaço de cuidado. É um investimento estratégico com retorno social e econômico. Ele permite que os idosos mantenham sua autonomia e vínculos familiares, enquanto seus cuidadores trabalham ou estudam. Isso gera um impacto econômico estimado em R$ 1,2 milhão por ano em renda familiar adicional, além de gerar 45 empregos diretos e cerca de 20 indiretos”, destacou.
O projeto
O Centro Dia é um equipamento público que oferece acolhimento especializado durante o período diurno, prevenindo o isolamento social e promovendo uma longevidade saudável e ativa. Saquarema já conta com três unidades em funcionamento, atendendo a 60 idosos diariamente
O projeto oferece uma gama completa de serviços, como oficinas de arte, atividades físicas (Pilates e alongamento), horta e jardinagem, além de suporte psicossocial e cuidados de saúde com acompanhamento de enfermagem e nutricional. Em breve, a Prefeitura de Saquarema oferecerá transporte gratuito para que os idosos possam ir e voltar de casa para o centro.
Os resultados mostram que 85% dos participantes do projeto reduziram o isolamento social e houve uma diminuição de 60% nas internações hospitalares dos idosos atendidos. O custo-benefício também é um fator de destaque, com um custo médio por idoso de aproximadamente R$ 1.500 por mês. O Centro Dia já faz sucesso na região, com municípios como Búzios e Casimiro de Abreu buscando replicar o modelo.