Atividade também abordou temas como igualdade de gênero, intolerância religiosa, deficiências, além de acesso à educação, transporte, saúde e moradia
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, promoveu nesta segunda-feira (20/10) uma roda de conversa sobre “Desigualdade baseada nas diferenças”. O bate-papo aconteceu no polo Pedreiras do Programa Cultura de Direitos e reuniu professores e alunos. A atividade teve como temas o racismo, estigmas da sociedade, acesso à educação, transporte, saúde e moradia, deficiências, igualdade de gênero, além de intolerância religiosa.
A ação faz parte de uma série de atividades culturais que acontecem no polo do programa. O espaço conta com aulas de música (cavaco, coral, flauta doce, percussão, saxofone, violão e violino), audiovisual (fotografia, roteiro e videomaker), mídias sociais, capoeira e grafite.
A coordenadora do polo, Jackelinne Barreto, contou que a roda de conversa é uma reflexão para alunos e professores do espaço. “Esta atividade é voltada para ouvir e trazer temas pertinentes da nossa sociedade. Aqui buscamos sair do espaço da sala de aula e fazer uma grande interação entre alunos de diversos cursos e os educadores do espaço. É um momento para refletir, desabafar e obter apoio de outras pessoas”, disse.
A aluna de coral e violão, Vitória Camilly, moradora do Condado, explicou os aprendizados que teve na atividade e como pretende levá-los para outros ambientes.
“Quando chegamos em um local e somos perseguidos, às vezes nem entendemos o motivo. É importante falar sobre o racismo e também sobre as diversas deficiências existentes. Temos que debater sempre e também propor soluções para diminuir o preconceito”, comentou a estudante.