Prefeitura de Maricá envia representante para capacitação da ONU destinada a cidades resilientes

A Prefeitura de Maricá enviou um representante, na segunda-feira (2), ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Governo do Estado do Rio de Janeiro, para uma capacitação de gestores municipais de Defesa Civil.

O encontro foi promovido pelo Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR), órgão da ONU, e pela Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e teve como objetivo principal a elaboração de um planejamento para a redução de riscos e desastres.

Até abril de 2022, o total de cidades participantes no mundo é de 1.008; já o total de cidades participantes no Brasil é de 244; e a porcentagem da participação brasileira na campanha de 24,21%.

Durante a reunião, os técnicos da UNDRR falaram sobre a ferramenta Score Card, disponibilizada às cidades que participam da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (Making Cities Resilient 2030 – MCR2030).

Atualmente, 64 municípios aderiram ao programa, comprometendo-se com medidas que reduzem os riscos de desastres naturais. Entre elas, Maricá, que foi representada pelo coordenador técnico Major BM Wellington Silva.

“Esta ferramenta objetiva o poder público municipal a integrar esforços multiagências, no sentido de desenvolver um melhor planejamento para a redução de riscos e desastres, tendo como foco principal auxiliar o gestor na tomada de decisão, frente aos eventos extremos instalados em sua região, garantindo, assim, o aumento da resiliência local”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt.

Programa da ONU

A Iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (Making Cities Resilient 2030 – MCR2030), liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNDRR), se esforça para e garantir que as cidades se tornem resilientes e sustentáveis até 2030.

É uma iniciativa global e única entre os atores comprometidos no alcance da resiliência local, por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências entre cidades, do estabelecimento de redes de aprendizagem mútua, da articulação entre várias camadas de governo, e da construção de parcerias.

Ao fornecer um roteiro para a resiliência claro, conhecimentos técnicos, e ferramentas de monitoramento, o programa MCR2030 apoiará as cidades em sua jornada para reduzir o risco de desastre e construir resiliência urbana.

O objetivo de MCR2030 é assegurar que as cidades estejam se tornando inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até 2030, contribuindo diretamente para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável e de outras iniciativas globais, como o Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres, o Acordo de Paris e a Nova Agenda Urbana.

Para MCR2030, a categoria “governo local” inclui todas as unidades administrativas subnacionais, tais como cidades, estados, vilarejos, distritos, províncias, regiões metropolitanas, etc. Mais informações, estão disponíveis na internet.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia