A Prefeitura de Maricá enviou um representante, na segunda-feira (2), ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Governo do Estado do Rio de Janeiro, para uma capacitação de gestores municipais de Defesa Civil.
O encontro foi promovido pelo Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR), órgão da ONU, e pela Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e teve como objetivo principal a elaboração de um planejamento para a redução de riscos e desastres.
Até abril de 2022, o total de cidades participantes no mundo é de 1.008; já o total de cidades participantes no Brasil é de 244; e a porcentagem da participação brasileira na campanha de 24,21%.
Durante a reunião, os técnicos da UNDRR falaram sobre a ferramenta Score Card, disponibilizada às cidades que participam da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (Making Cities Resilient 2030 – MCR2030).
Atualmente, 64 municípios aderiram ao programa, comprometendo-se com medidas que reduzem os riscos de desastres naturais. Entre elas, Maricá, que foi representada pelo coordenador técnico Major BM Wellington Silva.
“Esta ferramenta objetiva o poder público municipal a integrar esforços multiagências, no sentido de desenvolver um melhor planejamento para a redução de riscos e desastres, tendo como foco principal auxiliar o gestor na tomada de decisão, frente aos eventos extremos instalados em sua região, garantindo, assim, o aumento da resiliência local”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt.
Programa da ONU
A Iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (Making Cities Resilient 2030 – MCR2030), liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNDRR), se esforça para e garantir que as cidades se tornem resilientes e sustentáveis até 2030.
É uma iniciativa global e única entre os atores comprometidos no alcance da resiliência local, por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências entre cidades, do estabelecimento de redes de aprendizagem mútua, da articulação entre várias camadas de governo, e da construção de parcerias.
Ao fornecer um roteiro para a resiliência claro, conhecimentos técnicos, e ferramentas de monitoramento, o programa MCR2030 apoiará as cidades em sua jornada para reduzir o risco de desastre e construir resiliência urbana.
O objetivo de MCR2030 é assegurar que as cidades estejam se tornando inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até 2030, contribuindo diretamente para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável e de outras iniciativas globais, como o Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres, o Acordo de Paris e a Nova Agenda Urbana.
Para MCR2030, a categoria “governo local” inclui todas as unidades administrativas subnacionais, tais como cidades, estados, vilarejos, distritos, províncias, regiões metropolitanas, etc. Mais informações, estão disponíveis na internet.